REGULAMENTO RANKING INTERNO DE TÊNIS - 2024
A Sociedade Recreativa Mampituba, por meio de seu Núcleo de Esportes, estabelece o seguinte regulamento para o Sistema de Desafio de Tênis (Ranking Interno) no ano de 2024, visando proporcionar aos associados do clube a integração entre os praticantes do esporte, bem como momentos de lazer e confraternização.
1. RANKING
1.1. Todos os jogos serão realizados nas dependências da sede campestre.
1.2. Participantes devem ser maiores de 12 anos. Jogadores entre 12 e 15 anos devem indicar um responsável para acompanhar os jogos.
1.3. Todos os jogadores devem possuir cadastro ativo no sistema LetzPlay (
www.letzplay.com).
1.4. O período de disputa será dividido em duas etapas:
1ª Etapa: 01/03/2024 a 30/06/2024
2ª Etapa: 01/07/2024 a 31/10/2024
1.5. Serão realizados até 02 desafios por rodada, totalizando 8 jogos para contabilização de pontos do ranking por etapa.
1.6. Para estar apto a jogar, o sócio deve estar em dia com suas obrigações com o clube.
1.7. Taxa de inscrição: R$ 110,00 (isenta para a categoria feminina).
1.8. Jogadores suspensos só poderão participar após cumprir a pena integralmente.
1.9. Tenistas responsáveis por levar bolas em boas condições de uso.
1.10. Jogos em quadras de saibro; uniforme obrigatório.
1.11. Os jogos deverão ser disputados dentro do horário de funcionamento das quadras de Tênis das 06h às 22h, todos os dias da semana.
2. SISTEMA DE DISPUTA
2.1. Sistema de desafio por pontos.
2.2. Divisão por categoria:
Masculino A
Masculino B
Masculino C
Feminino.
2.3. Desafios permitidos entre jogadores até 5 posições acima e 3 posições abaixo.
2.4. Desafiante é responsável por contatar o oponente, embora ambos possam fazê-lo
2.5. Não repetir o mesmo desafio nas 2 rodadas seguintes.
2.6. Ao final das 04 rodadas, serão computados os pontos de todos os tenistas e os 4 primeiro colocados tem vaga garantida no torneio Master do final do ano.
2.7. Os 4 primeiros colocados de cada categoria sobem automaticamente para a categoria superior, bem como os 4 últimos serão rebaixando para próxima etapa do ranking.
2.8 TORNEIO MASTER
2.8.1 Classificação e Cruzamento
Os 4 primeiros colocados de cada etapa em suas categorias se classificam para a próxima fase, seguindo o cruzamento abaixo:
1º colocado do primeiro etapa x 4º colocado segundo etapa
2º colocado do primeiro etapa x 3º colocado segundo etapa
4º colocado do primeiro etapa x 1º colocado segundo etapa
3º colocado do primeiro etapa x 2º colocado segundo etapa
2.8.2 Torneio Integração
Os classificados do 5º colocado até o 8º de cada etapa jogarão o Torneio Integração, seguindo o cruzamento:
5º colocado do primeiro etapa x 8º colocado segundo etapa
6º colocado do primeiro etapa x 7º colocado segundo etapa
8º colocado do primeiro etapa x 5º colocado segundo etapa
7º colocado do primeiro etapa x 6º colocado segundo etapa
2.8.3 Caso algum competidor não possa comparecer neste dia, será convocado o jogador seguinte na classificação geral.
2.8.4 O sistema de disputa permanece inalterado.
2.8.5 Essa fase não somará pontos para classificação geral do Ranking.
2.8.6 Premiação exclusiva para o Torneio Master e Torneio Integração.
3. RODADA
3.1. Rodadas abertas todo dia 01 do mês e encerradas no último dia do mesmo mês.
3.2. Direito a 2 desafios por rodada; jogador não desafiado até dia 16 ganha direito de realizar seu segundo desafio.
3.3. Jogos não realizados até o final do mês são cancelados.
3.4. Jogadores inativos no LetzPlay para não receberem desafios.
4.5 MAMPI OPEN
4.5.1 Pontuações Bônus
Serão distribuídas pontuações bônus nos torneios Mampi Open 100 anos. Nessas rodadas, a pontuação seguirá conforme a colocação no torneio:
4.5.2 O bônus será lançado após o fechamento da rodada e processado manualmente pelo Núcleo de Esportes.
4.5.3 Tabela de Pontuação
A pontuação para os jogadores no Mampi Open 100 anos será a seguinte:
Campeão: 60 pontos
Vice: 40 pontos
3º lugar: 20 pontos
4º lugar: 10 pontos
5. JOGOS
5.1. Disputa em melhor de três sets no sistema no ad; super tie-break em caso de empate.
5.2. Possibilidade de continuar jogos em outro dia; vencedor por maior quantidade de games se não for possível.
5.3. Vitória por WO após 20 minutos de atraso.
5.4. Se ambos os jogadores se apresentarem, mas o jogo não for realizado, deve ser marcada nova data.
6. PONTUAÇÃO
6.1 Sistema de Pontuação
A pontuação de cada jogo seguirá a seguinte estrutura:
6.1.1 Jogos Finalizados
Vitória: 100 pontos;
Derrota: 30 pontos;
Game vencido: 02 pontos por game vencido para ambos os jogadores;
6.1.2 Jogos por WO
Vitória WO: 124 pontos para o jogador que compareceu;
Derrota WO: perda de -100 pontos na classificação (pontuação negativa);
NOTA: Entende-se por W.O o jogo que foi marcado e não houve comparecimento de algum dos oponentes.
6.1.3 Jogos com Desistência
Vitória: 124 pontos para o jogador vencedor sem bonificação dos games vencidos;
Desistência: 30 pontos para o jogador que desistiu do confronto sem bonificação dos games vencidos;
NOTA: O jogo cancelado devido à lesão também será considerado desistência por parte do jogador lesionado.
6.1.4 Jogos Cancelados
Jogos cancelados serão dados 30 pontos para ambos os jogadores.
6.1.5 Bonificação Extra
Bonificação de 20 pontos para o vencedor nos jogos em que o adversário perdedor não somar mais que 02 games (exemplo: 6/0, 6/2 ou 6/1, 6/1).
6.1.6 Jogadores que Entram Após a Primeira Rodada
Os jogadores que entrarem na competição após a finalização da primeira rodada serão bonificados com 30 pontos multiplicados pelo número de rodadas já finalizadas.
6.1.7 Jogador sem Oponente na Rodada
O jogador que não conseguir realizar seus 03 jogos da rodada por falta de oponente será bonificado com 30 pontos multiplicados pelo número de jogos faltantes.
7. LANÇAMENTO DE RESULTADOS
7.1. Responsabilidade do jogador vencedor, mas ambos podem fazê-lo.
7.2. Aprovação automática após 24 horas se não houver contestação.
7.3. Resultados não lançados até o fechamento da rodada não terão pontos computados.
8. CANCELAMENTO DE DESAFIOS
8.1. Não permitido cancelar desafio. Possível prorrogação se jogo estiver agendado com mais de 24 horas de antecedência.
9. CASOS OMISSOS
9.1. Resolvidos pelo Núcleo de Esportes da Sociedade Recreativa Mampituba.
10. DO CONHECIMENTO DAS REGRAS E DO REGULAMENTO
10.1. O tenista incluso no ranking declara ter total conhecimento das regras e submete-se a aceitar as normas do Regulamento.
Núcleo De Esportes – S.R.M Criciúma, Janeiro de 2024.