Regulamento
REGULAMENTO DO RANKING DE SIMPLES 2024
Item 1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
a. O ranking tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo a contribuir para o desenvolvimento da modalidade e principalmente amizade entre os sócios.
b. Para participar do ranking, o tenista deverá ser sócio do IPANEMA CLUBE SOROCABA, preencher a fica de inscrição, e entrar em contato com um dos organizadores, para inclusão na lista de espera. Ao entrar (não importando o nível) irá diretamente para o Grupo de Acesso. O jogador deverá utilizar o aplicativo LetzPlay para saber sobre os sorteios, agendar a data do jogo, verificar a classificação, etc. O aplicativo é fornecido gratuitamente pelas plataformas Android e iOS.
c. Serão criados três Grupos denominados: Grupo A, Grupo B e o Grupo C (Acesso). A inclusão dos jogadores nos Grupos do Ranking 2024 será decidida pela organização e utilizados como base os últimos resultados e posições do ranking anterior.
d. Período de disputa:
- 1º Semestre: as partidas ocorrerão entre 06/04/2024 e 30/06/2024.
- 2º Semestre: as partidas ocorrerão entre 01/08/2024 e 31/10/2024.
e. Teremos no total 7 rodadas de 2 jogos em cada rodada, que serão disputadas em melhor de 3 SETs SEM VANTAGEM, sendo o último SET na modalidade de SUPER TIEBRAKE, totalizando 2 jogos por mês. A organização irá disponibilizar cerca de 16 a 22 datas a cada mês, e caberão aos jogadores definirem a melhor data para realizar o jogo, que deverão ser realizados nas seguintes datas:
- Segundas e Quartas após 19h na Quadra 3;
- Sextas após 16h na Quadra 3;
- Finais de semana e feriados após 10h na Quadra 3.
Observações:
1. Quadra 1 PRIORIDADE para jogos de LAZER;
2. Os jogos deverão ocorrer preferencialmente na Quadra 3, mas caso esteja disponível a Quadra 2, não terá problemas em usá-la;
3. Conforme regra se houver raquetes penduradas, terminar o SET, liberar a quadra, e pendurar as raquetes para término dos SETs.
4. Se os jogadores quiserem jogar o desafio no período da manhã durante a semana, não haverá problemas, desde que tenha quadra livre, lembrando que durante a semana pela manhã e tarde, algumas quadras são utilizadas para AULAS.
f. No final do 1º Semestre, os 4 melhores jogadores subirão para o grupo diretamente acima e os 4 últimos jogadores de cada grupo cairão para o grupo diretamente abaixo.
g. No 2º Semestre, a cada duas rodadas os 4 melhores jogadores subirão para o grupo diretamente acima e os 4 últimos jogadores de cada grupo cairão para o grupo diretamente abaixo.
h. Os jogadores que estiverem participando do ranking podem sair a qualquer momento, mas ao retornar em menos de 6 meses irá ao Grupo diretamente abaixo e ao retornar após 6 meses, irá ao Grupo C (Acesso).
Item 2 - DOS DESAFIOS
a. Os jogos serão determinados por meio de sorteio realizado no aplicativo LETZPLAY.
b. Os sorteios acontecerão no primeiro dia de cada mês, cada sorteio irá gerar dois jogos.
c. O prazo para a realização dos dois jogos será até o último dia do mês. Os jogos deverão ser agendados na plataforma LETZPLAY e publicado no grupo de Whatsapp RANKING IPANEMA 2024.
d. Os jogadores deverão entrar em contato com seu adversário o quanto antes. Caso nenhum jogador tomar a iniciativa em tentar agendar seu jogo, a organização poderá considerar W.O. duplo.
e. Se após contato de um dos jogadores, este não obter resposta do adversário em até 15 dias após o primeiro contato, este será considerado vencedor por W.O.
f. Se no último dia do mês, estiverem faltando jogos para completar a rodada, e caso nenhum jogador comprove a tentativa de agendamento do seu jogo, será considerado jogo cancelado.
g. O jogador que tomar a iniciativa do agendamento do jogo deverá propor “pelo menos” 3 datas para a realização do jogo. Necessariamente, uma das datas sugeridas deve conter horário no final de semana. Os horários estão descritos no item 1e. Em caso de impossibilidade de horário, os jogadores deverão buscar uma nova data, sempre prevalecendo a data sugerida pelo jogador que tomar a iniciativa do agendamento.
h. Sistema de disputa: será disputado em 2 sets, no sistema NO AD (sem vantagem, sendo 40/40 o recebedor escolherá o lado, e quem vencer o ponto vence o game em questão). Em caso de empate, será disputado um super tiebreak até 10 pontos.
i. As bolas deverão ser providas pelos jogadores, ambos podem levar as bolas e escolham a que estiver em melhor estado e boa o suficiente para jogo.
j. Uma vez agendado o jogo, poderá ser remarcado apenas com a anuência de ambos; caso não haja nova data para ambos, o jogador solicitante da mudança perderá o jogo por WO. E, em caso de remarcação (apenas remarcação, primeira marcação não entra) de jogo, e este tiver de ser cancelado por chuva, o jogador solicitante da troca de data perderá o jogo por WO.
k. Em caso de impossibilidade de jogo por conta de intempéries, clube fechado e caso os jogadores não consigam um novo horário para jogo, será considerado jogo não realizado, com 0 pontos para ambos.
l. Se, uma vez iniciado o jogo, não houver possibilidade de término por conta de intempéries, o jogador que tiver alcançado a pontuação mínima de 1 set a 0, independente do placar no segundo set, será considerado vencedor. Caso esteja no super tiebreak, o jogador que tiver alcançado uma diferença mínima de 5 pontos será considerado vencedor; se não tiver diferença mínima, a pontuação será dividida entre os jogadores. Caso os jogadores consigam uma nova data, o jogo poderá ser reagendado, e a partida reiniciada desde o ponto de onde parou. Se nenhum dos jogadores tiver atingido 1 set a 0 e não conseguirem nova data, o jogo será cancelado, com 0 pontos para ambos os jogadores.
m. Em caso de desistência de jogo (por vontade própria ou lesão), se ainda estiver no primeiro set, o jogador que desistir ficará com 0 pontos. Caso a desistência ocorra no segundo set, receberá 25 pontos.
Item 3 - DA MARCAÇÃO DOS JOGOS E DOS RESULTADOS
a. Os jogos deverão estar TODOS agendados, até o dia 25 (no máximo) do mês, jogos sem agendamento após dia 25 serão computados como cancelados e -25 pontos para cada jogador.
b. O vencedor ficará encarregado de colocar o resultado do jogo no aplicativo LETZPLAY até o último dia do mês.
c. O jogo que estiver com agendamento e sem resultado informado assim que for realizado o sorteio da nova rodada, será considerado WO DUPLO. Caso o jogador prove que tentou entrar em contado com o adversário e não obteve retorno, esse será considerado ganhador por WO.
d. Para os casos não citados acima, prevalecerá, sempre, a regra do item 2e e 2f, ou seja, haverá a necessidade de comprovação, via WhatsApp, das 3 datas iniciais! Caso não haja sugestão de 3 datas, será considerado WO duplo.
e. Os horários dos jogos deverão ser AGENDADOS no aplicativo LETZPLAY e publicado no grupo do Whatsapp, e será usado para fins de critério de WO ou jogo não realizado, ou seja, em caso de problema de datas, prevalecerão as datas indicadas pelo jogador que tomou a iniciativa. Em caso de desafio sem horário e data indicadas, um jogador não poderá cobrar o WO do seu adversário.
f. Qualquer jogador, a qualquer momento, pode optar por disponibilizar o W.O. a favor de seu adversário caso ache justo ou necessário.
Item 4 - DOS JOGOS
a. Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida.
b. Em caso de atraso, haverá uma tolerância de 15min; jogos iniciando com atraso de 15 a 30 min, o jogador que estava presente sairá sacando 3/0 e atraso acima de 30min o jogador presente será considerado vencedor por W.O.
c. Todos os jogos da rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
d. Na tentativa de evitar WO, os jogadores poderão adiantar seus jogos, em caso de disponibilidade de ambos e de quadras. (durante o mês/rodada).
e. Havendo a necessidade, por conta de jogos mais demorados, a organização poderá inverter horário de jogos e quadras para o melhor andamento dos jogos.
f. Não necessariamente o jogo será realizado na quadra em que foi marcado no app ou publicado no grupo de whatsapp.
g. O jogo que não for realizado nas dependências do IPANEMA CLUDE DE SOROCABA, não será considerado válido para pontuação, sem nenhuma exceção.
h. Caso algum organizador descubra que houve tentativa de fraude na marcação do resultado do jogo como informar um resultado de um jogo que não existiu, será considerado W.O. duplo e os jogadores receberão uma advertência, na segunda tentativa de fraude, a organização tomará as medidas cabíveis, podendo ocorrer até o desligamento dos jogadores no ranking em andamento.
Item 5 – DA PONTUAÇÃO INICIAL
a. Na primeira etapa do ranking, os jogadores irão começar com 0 pontos.
b. Novos jogadores entrarão com 30 pontos abaixo do último colocado do Grupo C (Acesso).
Item 6 – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO RANKING
a. Em caso de vitória por 2 sets a 0, o vencedor receberá 100 pontos, vitória por 2 sets a 1, 90 pontos. Em caso de derrota por 2 sets a 0 o perdedor receberá 25 pontos, em caso de derrota por 2 sets a 1, 35 pontos. Vitória por WO 100, derrota por WO -50, jogo não realizado, ambos os jogadores terão 0 pontos. Cada game vencido o jogador receberá 1 ponto extra e a cada game perdido, receberá -1 ponto.
b. Em caso de empate em pontos, independente da ordem em que estiverem os jogadores no app, será considerada a seguinte ordem para desempate: saldo de sets, saldo de games, confronto direto.
Item 7 - DO ACESSO E DESCENSO
a. Ao final do primeiro semestre os 4 últimos do Grupo A cairão para o Grupo B, e os 4 primeiros do Grupo B subirão para o Grupo A; os 4 últimos do Grupo B cairão para o Grupo C e os 4 primeiros do Grupo C subirão para o Grupo B.
b. A partir do segundo semestre a cada duas rodadas, os 4 últimos do Grupo A cairão para o Grupo B, e os 4 primeiros do Grupo B subirão para o Grupo A; os 4 últimos do Grupo B cairão para o Grupo C e os 4 primeiros do Grupo C subirão para o Grupo B.
c. Os 4 jogadores que subirem ao grupo seguinte terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de rebaixamento (ex: Grupo A possui 12 jogadores, ao fim da etapa cairão quem estiver na posição 9, 10, 11 e 12, se a pontuação do 8º colocado foi de 300 pontos, o primeiro do Grupo B que subiu terá 290, o segundo 280, o terceiro 270, e o quarto 260. Assim segue igual para acesso e descenso dos outros grupos). Caso esse jogador que for dosar a pontuação esteja a mais de 200 pontos do seguinte, essa pontuação será ajustada para apenas 10 pontos.
d. Os 4 jogadores que caírem para o grupo abaixo, terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do 5º jogador. Ex.: o 5º colocado do Grupo B ao fim da etapa terminou com 220 pontos; o último do Grupo A que caiu, terá 230, o penúltimo 240, o antepenúltimo 250 e o seguinte, 260.
e. Visando a subida mais rápida dos jogadores de maior nível de jogo que entrarem no Grupo C (Acesso), e equalização de níveis de jogo dentro dos grupos, o jogador que obtiver 4 vitorias seguidas, tendo sofrido um máximo de 8 games nos 4 jogos somados, ainda que tenha perdido um set nesses jogos, será alçado diretamente à última posição do Grupo B (com a mesma pontuação que o ultimo que subiu do Grupo C). WO contará como vitória por 6/0 6/0. Ficará a cargo do jogador avisar a organização sobre os 4 jogos seguidos de vitória e número de games sofridos para avaliação.
f. O jogador que se ausentar por mais de que 4 rodadas estará automaticamente excluído do ranking, e, quando voltar, voltará ao Grupo C (Acesso). Caso, ao final do 3º mês, ele opte por voltar, voltará em quarto lugar do grupo diretamente abaixo do que estava quando parou.
g. Caberá à organização a escolha de inserir diretamente ou não um jogador em último lugar do Grupo B (nos mesmos moldes do item 7e), caso o jogador em questão já tenha participado do Grupo A, ou Grupo B alguma vez em semestre anterior ao vigente. O jogador para a utilização desta regra, deverá ficar ausente do ranking por pelo menos 6 rodadas. Essa regra visa à rápida equalização de nível de jogos.
Item 8 - Do aceite das regras
a. A organização do Ranking poderá realizar alterações nas regras contidas nesse regulamento a qualquer momento, para que o regulamento esteja sempre contribuindo para o desenvolvimento da modalidade e principalmente amizade e conexões entre os sócios.
b. Qualquer jogador, uma vez que adentre ao ranking, pode questionar e/ou sugerir mudanças, que serão analisadas pela organização do RANKING DO IPANEMA CLUBE, sem nenhuma obrigatoriedade de acatá-las.
c. Uma vez que o jogador adentrou ao ranking, ele, implicitamente, estará de acordo com todo o regulamento presente, não podendo questionar posteriormente qualquer tipo de regra nele existente.
EXCELENTES JOGOS A TODOS!!!!!!