REGULAMENTO CIRCUITO SOLIDÁRIO DE TÊNIS KIDS
1. DAS INSCRIÇÕES
• As inscrições deverão ser feitas na plataforma LetzPlay Tennis. O prazo para
inscrições acabará 8 dias antes da data de início do evento. Poderão
participar todos alunos de Jundiaí e região com idade entre 05 a 16 anos.
2. DAS CATEGORIAS, BOLA, QUADRAS E FORMATO DE DISPUTA
• Algumas categorias serão divididas por bola e idade, outras terão também
divisão por gênero e nível de jogo:
○ VERMELHA - IDADE: De 5 até 8 anos - BOLA: Vermelha (75%) - FORMA DE
DISPUTA: 1 set de 3 Games, se empatar em 2 x 2, Tie-break até 7 pontos, mesmo
se empatar em 6 x 6. Sempre No-ad. - TAMANHO DA QUADRA: 12m x 6m x
0,80m - NÚMERO DE PARTIDAS: 3 a 6
○ LARANJA (B) - IDADE: De 8 até 12 anos - BOLA: Laranja (50%) - NÍVEL: Iniciante
(tem pouca experiência na bola LARANJA, começou faz pouco tempo a jogar na
bola laranja, de 1 a 6 meses jogando de bola laranja) - FORMA DE DISPUTA:
Melhor de 3 sets até 3 Games, 2 x 2 Tie-break até 7 pontos, mesmo se empatar
em 6 x 6. Tie-break no 3° set até 7 pontos, mesmo se empatar em 6 X 6. Sempre
No-ad - TAMANHO DA QUADRA: 18m x 8m x 0,80m - NÚMERO DE PARTIDAS: 2
a 6
○ LARANJA (A) - IDADE: De 8 até 12 anos - BOLA: Laranja (50%) - NÍVEL:
avançado (tem experiência na bola laranja, joga de bola laranja a mais 6 meses, já
participou de alguns torneios neste formato) – FORMA DE DISPUTA: Melhor de 3
sets até 3 Games, 2 x 2 Tie-break até 7 pontos, mesmo se empatar em 6 x 6.
Tie-break no 3° set até 7 pontos mesmo se empatar em 6 X 6. Sempre No-ad -
TAMANHO DA QUADRA: 18m x 8m x 0,80m - NÚMERO DE PARTIDAS: 2 a 6
○ VERDE (B) - IDADE: De 10 até 14 anos - BOLA: Verde (25%) - NÍVEL: Iniciante
(tem pouca experiência na bola VERDE, começou faz pouco tempo a jogar na bola
VERDE, de 1 a 6 meses jogando de bola VERDE) – FORMA DE DISPUTA: Melhor
de 3 sets até 4 Games, 3 x 3 Tie-break até 7, mesmo se empatar em 6 x 6. Super
Tie-break no 3° set até 10 pontos, mesmo se empatar em 9 x 9. No-ad - TAMANHO
DA QUADRA: 24m x 8m x 0,91m - NÚMERO DE PARTIDAS: 2 a 4
○ VERDE (A) - IDADE: De 10 até 14 anos - BOLA: Verde (25%) - NÍVEL: avançado
(tem experiência na bola VERDE, joga de bola VERDE a mais 6 meses, já
participou de alguns torneios neste formato) – FORMA DE DISPUTA: Melhor de 3
sets até 4 Games, 3 x 3 Tie-break até 7 pontos, mesmo se empatar em 6 x 6.
Super Tie-break no 3° set até 10 pontos, mesmo se empatar em 9 x 9. No-ad -
TAMANHO DA QUADRA: 24m x 8m x 0,91m - NÚMERO DE PARTIDAS: 2 a 4
○ AMARELA (B) - IDADE: De 11 até 16 anos - BOLA: Amarela - NÍVEL: Iniciante
(tem pouca experiência na bola AMARELA, começou faz pouco tempo a jogar na
bola AMARELA, de 1 a 6 meses jogando de bola AMARELA) – FORMA DE
DISPUTA: Melhor de 3 sets até 6 Games, 6 x 6 Tie-break até 7 pontos, mesmo se
empatar em 6 x 6. Super Tie-break no 3º set até 10 pontos, mesmo se empatar em 9 x 9. No-ad - TAMANHO DA QUADRA: 24m x 8m x 0,91m - NÚMERO DE
PARTIDAS: até 2 por dia
○ AMARELA (A) - IDADE: De 11 até 16 anos - BOLA: Amarela - NÍVEL: avançado
(tem experiência na bola AMARELA, joga de bola AMARELA a mais 6 meses, já
participou de alguns torneios neste formato) – FORMA DE DISPUTA: Melhor de 3
sets até 6 Games, 6 x 6 Tie-break até 7 pontos, mesmo se empatar em 6 x 6.
Super Tie-break no 3° set até 10 pontos, mesmo se empatar em 9 x 9. No-ad -
TAMANHO DA QUADRA: 24m x 8m x 0,91m - NÚMERO DE PARTIDAS: até 2 por
dia
3. DO FORMATO DE DISPUTA E ORGANIZAÇÃO DAS CHAVES
• A organização do torneio é responsável pelo sorteio dos grupos e chaves do
torneio, que serão compostas por todos os jogadores que fizeram as
inscrições dentro dos prazos estipulados.
• As categorias estarão separadas por grupos ou chaves. Nas categorias com
grupo, será disputada uma fase classificatória e uma fase final, onde os
primeiros colocados de cada grupo disputam a fase final, em caso de ter
categoria com 3 grupos, classificam os primeiros colocados de cada grupo e
o melhor segundo colocado. Nas categorias com chave, será disputada em
formato eliminatório, quem perde no primeiro jogo, disputa a chave de
consolação no mesmo formato.
○ Será considerado empate se dois ou mais participantes do grupo estiverem
com o mesmo saldo de vitórias/derrotas.
• Havendo empate entre 2 participantes, o critério para desempate será
baseado no confronto direto.
• Havendo o empate entre 3 ou mais participantes, o critério para desempate
será: Saldo de sets, saldo de games, aproveitamento (%) de sets,
aproveitamento (%) de games, sorteio.
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo ocorrer o
empate entre apenas 2 participantes, será decidido no confronto direto.
4. QUANTIDADE DE INSCRITOS E DA SEPARAÇÃO DE GÊNEROS
• Nos casos onde houver menos de quatro inscritos na categoria, algumas
medidas poderão ser tomadas a fim de conseguir-se formar chaves, sendo
elas:
• Meninos e meninas poderão competir juntos para que aprova possa ser
realizada. Do contrário, os gêneros deverão disputar o torneio
separadamente.
Uniridades diferentes para que aprova possa ser realizada podem acontecer.
5. DO SORTEIO DAS CHAVES E HORÁRIOS
• As chaves serão sorteadas pelo árbitro geral do torneio, que também será o
responsável por organizar e divulgar as chaves e horários dos jogos até as
12 horas da quinta-feira que antecede o evento. A divulgação será feita na
plataforma LetzPlay Tennis.
6. DA ARBITRAGEM
A condução dos jogos ficará a cargo do árbitro geral e do diretor do torneio,
que terá autonomia para toda e qualquer decisão referente aos formatos de
disputas, sorteios das chaves, etc.
7. DA PREMIAÇÃO
• Todos os participantes receberão uma medalha por participação. 1°, 2°
colocados serão premiados com troféu. Obs.: Nas categorias Amarelo,
apenas os finalistas receberão premiação, na categoria Vermelha, não tem
troféu, recebem medalhas de participação.
8. DO DIRETOR DO TORNEIO
• O Diretor do Torneio é o responsável pela organização do campeonato. Sua
função é a de responder por todos os itens obrigatórios necessários ao bom
andamento do torneio.
9. DAS VESTIMENTAS
• As vestimentas deverão estar de acordo com a prática esportiva.
Recomendamos fortemente a utilização de calçados apropriados à
modalidade, assim como shorts, bermudas e saias que tenham lugar
apropriado para guardar a bola de tênis sobres salente.
10.DO CÓDIGO DE CONDUTA
a) Obscenidade Audível: todas as palavras obscenas ou palavrões ditos pelos
jogadores em qualquer idioma;
b) ObscenidadeVisível: todos os gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c) Abuso de Bolas: todas as bolas golpeadas propositalmente para
dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador
estiver na quadra de jogo;
d) Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva ou com
raiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
e) Abuso Verbal: toda forma de expressão verbal, que de alguma maneira
desrespeite o oponente, arbitragem, pegadores de bola ou público em geral;
f) AbusoFísico: considera-se abuso físico tocar seu oponente, arbitragem
ou público de forma agressiva ou degradativa;
g) Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre um
jogador, técnicos, pais ou acompanhantes é considerado como instrução.
h) Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não
esteja prevista nos itens acima;
i) Interferência Externa: toda e qualquer interferência externa provocada por técnicos, pais ou acompanhantes, que possa ter influência no andamento normal
da partida (tais como: comemorações excessivas, gestos, avisos, comunicação
verbal com o tenista ou adversário, discussão entre pais ou acompanhantes que
possa ser ouvida pelos jogadores em quadra, etc.);
f) Retardamento de Jogo: qualquer ato de um jogador visando retardar a partida;
g) Comportamento inadequado: O jogador, que cometer ATOS DE
INDISCIPLINA, nas áreas oficiais do torneio (hotel, restaurante, transporte, sala
dos jogadores, sala da arbitragem, etc.), SERÁ PUNIDO pelo Árbitro Geral ou
Diretor do Torneio ou por algum membro da organização do torneio. A punição
poderá ser uma ADVERTÊNCIA ou DESCLASSIFICAÇÃO dependendo do grau
de indisciplina. Ou até mesmo ser suspenso por um certo período de tempo sem
poder jogar torneios oficiais realizados pela organização.
11.DAS PENALIDADES POR DESRESPEITO AO CÓDIGO DE CONDUTA
• 1ª ação: Interferência do coordenador, buscando orientar o aluno ou os pais
e acompanhantes quanto ao código de conduta. Reincidência: Coordenador
da quadra pede apresença do professor do aluno para outra intervenção
educativa.
• 2ª Reincidência: Perda de 1 ponto.
• 3ª Reincidência: Perda de 1 game.
• 4ª Reincidência: Perda do jogo.
12.DOS CASOS OMISSOS
• Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo
árbitro geral juntamente com o diretor do torneio e a organização do torneio.