REGULAMENTO – TORNEIO DE BEACH TENNIS CATEGORIA C e D
1 - DAS REGRAS E REGULAMENTO
1.1 - Todo atleta, ao realizar a sua inscrição no torneio, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e às normas oficiais.
1.2 - Todo atleta, ao fazer sua inscrição no torneio, atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
1.3 - Todo atleta, ao fazer sua inscrição no torneio, cede o seu direito de imagem ao torneio, ao organizador (SESC).
1.4 – Todo caso omisso neste regulamento, deverá seguir as regras e normas constantes dos torneios da Federação Pernambucana de Beach Tennis - FPEBT.
2 - CADASTRO
2.1 - Clique no link a seguir e preencha seus dados para se cadastrar no sistema Letzplay (o cadastro é gratuito):
https://letzplay.me
2.2 – Após o cadastro, procurar pelo nome do torneio no sistema Letzplay (Arena Beach Sesc Piedade) e realizar a inscrição na categoria desejada.
3 - DAS PROVAS
3.1 - As provas serão as seguintes:
CATEGORIAS AMADORAS
• C – Duplas – (Masculino e Feminina) e Mistas;
• D – Duplas – (Masculino e Feminina) e Mistas;
3.2 – O nível técnico, deverá ser definido através do ranking da FPEBT vigente na data do torneio, sem exceções.
4 - DO SISTEMA DE DISPUTA
4.1 - O sistema de disputa em categorias amadoras C e D, será definido pelo número de inscritos.
4.2 - As duplas amadoras deverão ser disputadas em grupo, sendo que se o número de duplas inscritas for igual a 12 duplas, irão classificar-se 1 (uma) dupla por grupo, e se o número de inscritos for menor ou igual a 9 duplas, classificarão 2 duplas para a fase eliminatória. (10 ou 11 duplas segue o mesmo critério para 12 duplas)
4.3 - Os jogos serão disputados em set único (melhor de 6 games) incluindo as fases semifinal e final nas categorias de nível técnico Masculina, Feminina e Mista (C e D).
4.4 - Em todas as categorias amadoras os games serão disputados no sistema NO- AD (sem vantagem)
5 - DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
5.1 - As chaves são formadas por grupos de 3 ou 4 duplas com a distribuição automática dos cabeças de chave a partir do atual ranking pernambucano da FPEBT - homologado pela CBBT.
5.2 - Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas.
6 - DISTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS NOS GRUPOS
6.1 - As duplas serão divididas em grupos, iniciando-se com os cabeças de chave que ocuparão a primeira posição de cada grupo e as demais vagas sorteadas entre os demais jogadores pela organização do torneio.
7 - CABEÇAS DE CHAVES
7.1 - Será definido pelo somatório da pontuação dos atletas que formam a dupla no ranking da FPEBT, em ordem crescente, para decidir os cabeças de chave.
8 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE
8.1 - No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate com 2 duplas/atletas
a) Confronto direto.
Empate com 3 duplas / atletas:
a) Saldo de sets;
b) Saldo dos games;
c) Game average*;
d) Sorteio
*Soma dos games ganhos divididos pelos gamos jogados (soma dos resultados jogo a jogo do grupo) EX:
6x4, 6/10 = 0,6 6x2, 6/8 = 0,75 Average = (0,6 + 0,75)/2 = 0,675
“Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto”.
8.2 – IMPORTANTE: Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
8.3 As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
a) Até 5 duplas, será campeão quem tiver vencido mais partidas;
b) De 6 a 9 duplas classificam os 2 primeiros de cada grupo para a fase eliminatória;
c) A partir de 10 duplas, classifica somente a primeira dupla de cada grupo para jogar a chave eliminatória;
9 - DA ARBITRAGEM
9.1 - A arbitragem dos torneios ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares. Fica vedada a participação de qualquer árbitro como jogador no torneio.
9.2 - Durante a realização do torneio o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições os direitos de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
9.3 - O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta do árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
10 - NIVEL TECNICO
10.1 - Os critérios para permanência de um atleta em uma categoria serão de acordo com o seu nível técnico.
10.2 - Todos os jogadores e jogadoras que disputaram etapas do ranking Pernambucano devem permanecer em suas respectivas categorias ou - por escolha própria - subir de nível.
10.3 - Está vetada a inscrição em uma categoria de nível técnico inferior.
10.4 – Os atletas não podem se inscrever em duas categorias de nível técnico diferente (Exemplo: Masc C e Mista D ou Masc/Fem C e Masc/Fem D).
11 - DA INSCRIÇÃO
11.1 – A inscrição será gratuita.
11.2 – As inscrições em cada categoria serão limitadas a 12 duplas.
12 - DOS JOGOS
12.1 - Os jogos poderão ser realizados a partir das 17h30min;
12.2 - O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos;
12.3 - A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos;
12.4 - Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida;
12.5 - O não cumprimento dos itens acima pode acarretar a punição do atleta, pelo árbitro geral do torneio.
13 - DA PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS E COMPARECIMENTO
13.1 - A programação dos jogos deverá ser elaborada pelo Árbitro Geral logo após o recebimento das chaves e disponibilizada no aplicativo oficial (LETZPLAY).
13.2 - De acordo com o divulgado na programação dos jogos, todos os jogos serão chamados da "Sala de Arbitragem", através de sistema de som e haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação do beach tenista na quadra, a partir da chamada do jogo; será declarado perdedor o beach tenista que não se apresentar na quadra, após esse período de tolerância.
13.3 - Não havendo o comparecimento dos dois beach tenistas, ambos serão declarados perdedores por W.O.
13.4 - O beach tenista deverá confirmar sua presença no local destinado para este fim, porém, a chamada do jogo não está vinculada a este procedimento (dar presença).
“A ordem dos jogos informada pelo letzplay não é a ordem oficial dos jogos, pois
todos os jogos estão previstos para o mesmo horário. As 2 duplas que estiveram
presentes deverão iniciar os jogos e após o término do 1 jogo será contado o tempo de
W.O., ou seja, 15 minutos de quadra vaga”
Fica estabelecido que o perdedor da primeira partida jogará automaticamente a
segunda partida do grupo.
14 - DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
14.1 - O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de 5 minutos.
15 - DAS DESISTÊNCIAS
15.1 - Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados os games faltantes para término do jogo. Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a dupla B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
16 - DAS PENALIDADES POR NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
16.1 - Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados. Por exemplo: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas.
17 - SUBSTITUIÇÕES
17.1 - É permitida livremente a substituição de parceira(o)s até a realização e divulgação do sorteio das chaves dentro do sistema Letzplay.
17.2 - A partir da divulgação das chaves, fica terminantemente proibida - sem nenhum caso de exceção – a mudança de qualquer dos integrantes da dupla, assim como o cancelamento da inscrição.
18 - PREMIAÇÃO
Categoria C
1º lugar Masculino: 1 diária de Hospedagem nos hotéis do SESC PE (para cada um da dupla)
2º lugar Masculino: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
1º lugar Feminino: 1 diária de Hospedagem nos hotéis do SESC PE (para cada um da dupla)
2º lugar Feminino: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
1º lugar mista: 1 mês de academia SESC PE (um voucher para cada um da dupla)
2º lugar mista: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
Categoria D
1º lugar Masculino: 1 diária de Hospedagem nos hotéis do SESC PE (para cada um da dupla)
2º lugar Masculino: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
1º lugar Feminino: 1 diária de Hospedagem nos hotéis do SESC PE (para cada um da dupla)
2º lugar Feminino: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
1º lugar mista: 1 mês de academia SESC PE (um voucher para cada um da dupla)
2º lugar mista: 1 almoço no Restaurante escola SENAC PE (um voucher para cada um da dupla)
19 - DO DIRETOR DO TORNEIO
19.1 - O Diretor do Torneio é o responsável pela organização do campeonato. Sua função é a de responder por todos os itens obrigatórios e necessários ao bom andamento do torneio, tais como: transporte, alimentação, boleiros etc.
20 - DOS CASOS OMISSOS
20.1 - Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral juntamente com o organizador do evento.
ANEXO I – CÓDIGO DE CONDUTA
O objetivo deste código é fazer com que os jogadores mantenham algumas normas de comportamento justas e razoáveis em todos os torneios de beach tennis que disputar.
1 - TÉCNICOS, ACOMPANHANTES OU PARENTES DOS JOGADORES
1.1 - Nenhum técnico, acompanhante ou parente do jogador pode, principalmente durante o torneio ou um evento no qual o jogador foi aceito para jogar, ter uma conduta de maneira que reflita desfavoravelmente à FPEBT, ao organizador do torneio, a qualquer jogador, aos árbitros ou ao jogo de beach tennis;
1.2 – Conduta abusiva, incluindo uma conduta direta a qualquer jogador, árbitros do torneio ou público em geral, deve ser considerado como violação a esta regra;
1.3 - As violações resultarão em (1) recusa de privilégios ou exclusão da pessoa do local do torneio; ou (2) alguma outra sanção que o STJD decidir aplicar.
2 - OFENSAS DOS JOGADORES NO TORNEIO
• Geral
Todos os jogadores devem se comportar de maneira disciplinarmente desportiva durante todas as partidas e em todos os momentos que estiver nos recintos do torneio.
As disposições estipuladas a seguir são aplicáveis à conduta de todos os jogadores enquanto estiverem nos recintos do torneio.
• Pontualidade
As partidas serão chamadas sem atraso, de acordo com a Programação dos Jogos, previamente divulgada. O Árbitro Geral deve colocar a Programação dos Jogos em um local visível, em uma área destinada aos jogadores. A Programação dos Jogos não pode ser alterada sem a aprovação do Árbitro Geral.
As partidas serão chamadas de acordo com a "Programação dos Jogos" utilizando-se sistema de som (microfone).
Todo jogador que não estiver preparado para jogar dentro de 15 (quinze) minutos após seu jogo ter sido chamado, será desclassificado, a menos que o Árbitro Geral, a seu único julgamento e depois de considerar todas as circunstâncias cabíveis, decida não o desclassificar.
• Roupa e Equipamento
Todos os jogadores deverão se vestir e se apresentar para jogar com roupas limpas e que normalmente são usadas para a prática do jogo de beach tennis.
• Troca de Roupa e Descumprimento
O Árbitro Auxiliar ou o Árbitro Geral podem ordenar a qualquer jogador que esteja violando esta seção, a trocar de roupa ou equipamento imediatamente.
O descumprimento desta ordem por parte de algum jogador pode gerar desclassificação imediata ou a aplicação de Pontos para Suspensão.
Em duplas, a aplicação dos Pontos para Suspensão por violação a esta seção, relacionada com as exigências para roupas e equipamentos, será imposta somente ao jogador da dupla que cometa a violação a menos que os dois a cometam.
• Saindo da Quadra
Nenhum jogador deve sair da quadra durante a partida (incluindo o aquecimento) sem autorização do Árbitro Auxiliar. Todo jogador que infringir esta seção poderá ser desclassificado pelo Árbitro Geral.
• Máximo Esforço
Os jogadores devem se esforçar ao máximo para vencer as partidas. Todo jogador que, na opinião do Árbitro Geral, não se esforçar ao máximo, pode ser desclassificado.
• Abandonar uma Partida
Um jogador deve terminar uma partida que esteja disputando a menos que esteja razoavelmente incapacitado para fazê-lo. Um jogador que violar esta seção pode ser desclassificado em seguida pelo Árbitro Geral.
• Cerimônias de Premiação
Exceto por contusão e incapacidade física para comparecer, os tenistas que participarem de qualquer final de torneio de beach tennis devem estar presentes na cerimônia de premiação, que deverá ser realizada logo após a partida.
• Demora sem Razão
Os jogadores devem iniciar a jogar assim que o Arbitro Auxiliar ordenar, após o tempo estabelecido para o aquecimento. Após isso, o jogo será contínuo e nenhum jogador poderá retardar injustificavelmente a partida por nenhum motivo, incluindo a perda natural da condição física.
Nas trocas de lado o tempo máximo é de 90 segundos, contados desde que a bola tenha sido posta fora de jogo até o momento do contato com a bola no primeiro saque do ponto seguinte. Se este saque for um "fault", o sacador deve sacar o segundo saque sem demora.
O recebedor deve jogar dentro de um tempo razoável do sacador, devendo estar preparado para receber quando o sacador estiver pronto para sacar. Demora por perda natural da condição física, contusão ou recusa em jogar se constituem em violação a esta seção. A primeira violação a esta seção será penalizada com uma advertência e cada violação subsequente será penalizada com perda de ponto (Código de Tempo).
Entretanto, quando a violação for resultado da perda da condição física, recusa em jogar ou contusão, após ser ordenado pelo Arbitro Auxiliar a jogar, a penalização será aplicada de acordo com o Código de Conduta.
• Obscenidades Audíveis
Os jogadores não podem usar obscenidades audíveis dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante uma partida, o jogador será penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, obscenidades audíveis se definem como o uso de palavras que normalmente se conhecem e são entendidas como profanas, quando ditas de forma clara e suficientemente altas para que possam ser ouvidas pelos Arbitros Auxiliares.
• Instruções e Técnicos
Os jogadores não devem receber instruções durante uma partida.
Um jogador não pode receber instruções durante nenhuma partida que não seja de uma competição por equipes. O previsto nesta regra deve ser estritamente observado.
Nota: A palavra "instruções" inclui qualquer aviso ou dica.
Qualquer tipo de comunicação, audível ou visível, entre um jogador e um técnico, durante a partida deve ser considerada como instrução. Os jogadores devem também proibir seus técnicos, pais, parentes e acompanhantes de:
1. Usar obscenidades audíveis dentro dos recintos do torneio ou quaisquer tipos de gestos obscenos dentro dos recintos do torneio;
2. Abusar verbalmente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou qualquer outra pessoa dentro dos recintos do torneio;
3.Abusar fisicamente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou qualquer outra pessoa dentro dos recintos do torneio;
4.Dar, fazer, autorizar ou endossar qualquer declaração pública dentro dos recintos do torneio, tendo ou projetando ter, um efeito prejudicial em relação aos interesses do torneio e/ou relativos à arbitragem.
Em circunstâncias onde houver flagrante e particularmente prejuízo ao sucesso do torneio, o Árbitro Geral da FPEBT pode ordenar que o técnico/torcedor/amigo/familiar/acompanhantes seja retirado do local da partida ou dos recintos do torneio e caso ele se recuse em cumprir tal determinação, o Árbitro Geral pode declarar a imediata desclassificação do jogador.
Nota importante: Para os fins desta regra, a palavra “acompanhantes” significa pessoas claramente identificáveis como acompanhando um jogador no ambiente do torneio.
• Obscenidade Visível
Os jogadores não podem fazer qualquer tipo de gestos obscenos dentro dos recintos do torneio.
Se a violação ocorrer durante a partida, o jogador será penalizado de acordo com o Código de Conduta.
Para os fins desta regra, obscenidades visíveis são definidas como sinais que um jogador (a) faça com as mãos e/ou raquete e/ou bolas, que normalmente tenham um sentido ou efeito obsceno segundo o entendimento normal das pessoas.
• Abuso de Bolas
Os jogadores não podem golpear, chutar ou lançar uma bola violentamente ou com raiva dentro do recinto da quadra, exceto ao tentar razoavelmente ganhar os pontos em uma partida (incluindo o aquecimento). Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso de bolas significa golpear intencionalmente a bola para fora da quadra, golpear uma bola perigosa ou imprudentemente dentro da quadra ou golpear uma bola negligentemente sem se dar conta das consequências.
• Abuso de Raquete ou Equipamento
Os jogadores não podem bater, chutar ou lançar violentamente uma raquete ou outro equipamento dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso de raquete ou equipamento se define como intencionalmente e violentamente destruir ou danificar raquetes ou equipamentos, ou intencionalmente e violentamente golpear a rede, quadra, cadeira de juiz ou outra parte permanente da quadra durante a partida.
• Abuso Verbal
Os jogadores não podem em nenhum momento abusar verbalmente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso verbal se define como uma declaração direta a um árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa, que implique em desonestidade ou seja depreciativa, insultante ou de qualquer maneira abusiva.
• Abuso Físico
Os jogadores não podem em nenhum momento abusar fisicamente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso físico é tocar sem autorização um árbitro ou adversário ou espectador ou outra pessoa.
• Conduta Antidesportiva
Os jogadores devem a todo momento ter uma conduta de maneira desportiva e respeitar a autoridade dos árbitros e os direitos dos adversários, espectadores ou outra pessoa. Se a infração ocorrer durante uma partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta.
Para os fins desta regra, conduta antidesportiva é definida como qualquer comportamento impróprio do jogador que seja claramente abusivo ou prejudicial ao esporte, mas que não esteja incluída em nenhuma das proibições específicas previstas nestas regras.
• Código de Penalidades
O Código de Penalidades a ser usado em caso de violações das regras (exceto demora sem razão) é:
Primeira violação – Advertência
Segunda violação -Perda de Ponto
Terceira violação - Perda do Game
Quarta violação - Perda do Game ou Desclassificação
A partir da terceira violação, o Árbitro Geral irá decidir pela aplicação nova perda de game ou desclassificação.
As penalizações devem ser impostas pelos Árbitros Auxiliares. Se o Arbitro Auxiliar falhar em impor uma penalização em caso de violação, então o Árbitro Geral deve ordená-lo a fazer. O jogador deve ser claramente informado sobre qualquer advertência imposta e as subsequentes penalizações.
• Desclassificação
O Árbitro Auxiliar pode declarar a desclassificação de um jogador por uma única violação a este Código ou seguir de acordo com o Código de Penalidades citado anteriormente. Em caso de apelação do jogador, o Árbitro Geral terá autoridade para confirmar ou anular uma desclassificação imediata e sua decisão sobre a apelação será definitiva. O Árbitro Geral pode desclassificar um jogador por qualquer violação a este Código e sua decisão será inapelável. Qualquer jogador que for desclassificado, segundo o previsto neste Código, será desclassificado de todos os eventos (simples, duplas, duplas mistas, etc.), se houver, exceto quando o incidente envolver violação por pontualidade ou roupa e equipamento, conforme previsto anteriormente, ou por perda da condição física.
• Partidas de Duplas
As penalizações e/ou desclassificações, se ocasionadas por violações a este Código, serão impostas à dupla.
• Determinação das Penalidades
O Árbitro Geral deve realizar as investigações que sejam necessárias para determinar os fatos em relação a todas as infrações dos jogadores no local do torneio e, se determinar que a violação tenha ocorrido, deverá apresentar relatório sugerindo a penalização caso a situação não esteja prevista neste Código.
3 - CODIGO VIOLAÇÃO DE TEMPO
Um máximo de 20 segundos podem transcorrer desde o momento em que a bola foi posta para fora de jogo até o momento do contato com a bola para o próximo ponto, exceto quando na virada de lado, onde o tempo máximo é de 90 segundos.
Não há nenhum aviso de advertência quando estiver se esgotando o tempo de 20 segundos entre os pontos.
Caso um ou ambos os jogadores permanecerem sentados em suas cadeiras, sem que tenham tomado suas posições de jogo, deve-se anunciar “15 segundos” após decorridos 75 segundos. O recebedor deve jogar dentro do tempo razoável do sacador, devendo estar pronto para receber quando o sacador estiver pronto para sacar.
Ao recebedor poderá ser aplicada Violação de Tempo (mesmo antes de terminados os 20 segundos) caso suas atitudes estejam retardando o ritmo do sacador.
Um jogador não deve receber duas Violações de Tempo seguidas porque atrasos consecutivos devem ser penalizados como Retardamento de Jogo, exceto quando ocorrer uma troca de lados.
As penalidades são as seguintes:
• 1a infração: Advertência
• 2a infração: Perda do Ponto
• Demais Infrações: Perda do Ponto