REGULAMENTO COPA FLEX TENDAS DE BEACH TENNIS
REGULAMENTO
1. CATEGORIAS
1.1. AMADORAS
Duplas Masculino: OPEN, B, C, D, INICIANTE;
Duplas Feminino: A/B, C, D, INICIANTE;
Mistas: Iniciante, D,C, OPEN.
Obs: Fica a critério do Organizador do evento a realização de todas as categorias, ou alterações.
2. SISTEMA DE DISPUTA
2.1. AMADORAS
Fase de GRUPOS - joga-se um SET até 6 games, havendo empate em 5-5 vai a 7 games e havendo empate 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
Fases ELIMINATÓRIAS joga-se um SET até 6 games, havendo empate em 5-5 vai a 7 games e havendo empate 6-6 joga-se um tie-break até 7 pontos.
Fase Final e Semi-Final: A organização nas fases Finais pode optar por colocar a partida de 8 games, sendo que 7-7games vai a 9, e 8-8 joga-se um Tie-Brake de 7 pontos
Em todos os games, caso aconteça empate em 40x40, haverá disputa em NO-AD (sem vantagem).
2.2. FORMAÇÃO DE GRUPOS
As duplas serão distribuídas conforme o número total de inscritos em cada categoria, obedecendo a distribuição abaixo:
2.3. DISTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS NOS GRUPOS
As duplas serão divididas em grupos, iniciando-se com os cabeças de chave que ocuparão
a primeira posição de cada grupo e as demais vagas sorteadas entre os demais jogadores pela organização.
2.4. CABEÇAS DE CHAVES
Será definido pelo somatório da pontuação dos atletas que formam a dupla no ranking do Circuito, em ordem crescente, para decidir os cabeças de chave. A dupla com a maior soma das pontuações, será o cabeça 1 (um) do torneio.
3 INSCRIÇÕES
Caso a dupla ou atleta se inscreva no torneio e cancele a inscrição antes do prazo de encerramento de inscrições, ela terá direito ao reembolso de 50% da taxa de inscrição.
Caso a data de inscrição já tenha passado, o atleta não tem direito ao reembolso da inscrição.
4 SUBSTITUIÇÕES
Em torneios do Circuito serão permitidas substituições de parceiros após o término da inscrição, até 2 horas antes do início da categoria.
5. JOGOS
Os jogos poderão ser iniciados a partir das 07h30 em torneios do Circuito
1 - O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos em nenhuma categoria;
2 - A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto, exceto ao
término de cada set quando o tempo será de 2 minutos;
3- Na troca do 1 x 0 não é permitido paralisar o jogo;
Nos grupos de 3 duplas as mesmas deverão permanecer próximo a quadra aguardando o término das partidas para agilizar o andamento.
Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida, a torcida não pode contar pontos ou dizer se a bola foi dentro ou fora. Caso ocorra a dupla que está sendo beneficiada poderá ser punida.
5.1. TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de:
a) 5 minutos em disputa de fase de grupos;
b) 60 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
5.2. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate com 2 duplas/atletas`
1-Confronto direto.
Empate com 3 duplas / atletas
1 - Saldo de sets;
2 - Saldo dos games;
3 - Sorteio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate, ocorrer empate entre duas duplas, será decidido no confronto direto.
6. DAS DESISTÊNCIAS
Nos casos de desistência de alguma dupla ou jogador, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 3/2 e a dupla A desiste, a contagem anotada 3x6 para a dupla B.
Se for em caso de estar ainda na fase de grupo, todos os resultados com a dupla que desistiu será cancelado.
7. NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada de categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados.
EX: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas e todos os seus resultados serão desconsiderados.
8 CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA
Os jogos deverão ser chamados da “Mesa de Arbitragem”, através de sistema de som e todos os atletas inscritos deverão confirmar a sua presença no local. Haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação do atleta em quadra, a partir da chamada do jogo e tendo a quadra vaga.
9. TIPO DE BOLAS
Devem ser utilizadas bolas Stage 2. Não poderá haver alteração no tipo de bolas durante todos os jogos de um torneio, exceto no caso de força maior.
10. ARBITRAGEM
A arbitragem dos torneios ficará a cargo de um Árbitro Geral, sendo assessorado por árbitros auxiliares. Durante a realização do torneio o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que acharem necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
11. ALTERAÇÃO TÉCNICA
Fica a critério da organização, qualquer alteração na programação, no formato e na forma de disputa das etapas em virtude das condições climáticas.
O atleta só poderá jogar em duas categorias amadoras de níveis diferentes desde que seu nível for da categoria inferior.
Ex: nível C jogar nível B ou nível B jogar nível A
12. REGRA DE ACESSO AS CATEGORIAS AMADORAS
O atleta poderá iniciar o ano na sua categoria condizente ao seu nível técnico podendo escolher o acesso a uma categoria acima quando bem quiser.
Ao final da temporada os 4 primeiros atletas de cada ranking obrigatoriamente subirão de categoria na próxima temporada.
O atleta ou dupla que estiver inscrito na categoria não condizente com o seu nível (ex: dupla nível B jogando categoria dupla nível C) poderá ser excluída do torneio pela organização.
13. DECISÕES EM TORNEIOS OFICIAIS
13.1. DIRETOR DO TORNEIO
Total autonomia para tomar decisões durante o torneio, que tenham como objetivo o bem-estar dos atletas e credibilidade das instituições envolvidas, respeitando este regulamento e as regras estabelecidas na divulgação do evento.
13.2. ÁRBITRO GERAL
O torneio contará com pelo menos um árbitro geral qualificado, que será responsável por monitorar os jogos, fazer cumprir as regras oficiais do torneio e do esporte, cumprir o cronograma previsto e consolidar os resultados. O Árbitro Geral tem autoridade para tomar qualquer decisão que esteja prevista nas regras oficiais. Caso exista ocorrência não prevista nas regras oficiais, o árbitro tem autoridade para apresentar a decisão final, tendo a obrigação de dirimir todas as dúvidas dos atletas envolvidos e divulgar o resultado da decisão, sempre que solicitado.
14. AJUDA TÉCNICA EXTERNA
Durante toda a partida, incluindo o tempo técnico, tratamento médico e trocas de lado, não será permitida a transmissão de instrução aos atletas, sofrendo penalidade do código de conduta.
15. ACIDENTES DURANTE A PARTIDA
Caso o atleta tenha uma lesão durante o jogo, ele terá 3 minutos para recuperação e tratamento médico. Após esse tempo, se permanecer impossibilitado para prática do esporte, a dupla será eliminada do torneio e não será permitida a entrada de substitutos individuais ou em dupla, e os pontos jogados serão computados e, caso a dupla ou atleta ainda tenha jogos a realizar no torneio, mas não puder prosseguir, será aplicado o W.O.
Se a lesão do atleta for ocasionada por objetos pontiagudos, pedras ou outros detritos encontrados na areia da quadra, ele terá um tempo limite de 30 minutos para recuperação e atendimento médico.
16. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros-auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro-geral ou os seus auxiliares, deverão adentrar a quadra e em voz clara e audível informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o atleta estiver na quadra;
Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
16.1. PENALIDADES
1ª Ofensa: Advertência;
2ª Ofensa: Perda de Ponto;
3ª Ofensa: Perda de Game.
Obs. A partir da 4ª ofensa, ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
17. ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO / MÉDICO
Todos os torneios deverão ter, obrigatoriamente, um profissional da área de Fisioterapia para prestar atendimento em caso de lesões, contusões, entre outros. Durante o atendimento, que não poderá exceder o tempo regulamentar de 3 minutos contados a partir do início do tratamento, o árbitro deverá estar presente na quadra.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos atletas portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.
18. ATLETAS
18.1. TRAJE
Os atletas deverão utilizar o traje adequado para a prática do esporte, ficando expressamente vedado a utilização de tênis ou qualquer calçado inapropriado para areia, salvo se o piso estiver com menos de 10 cm de areia.
Fica expressamente proibida a participação do atleta durante os jogos do torneio e na premiação sem o traje adequado, composto, no mínimo, de camiseta própria ou do evento, além short ou calça esportiva.
19. COMITÊ DISCIPLINAR
O Comitê Disciplinar do Circuito tem autonomia para avaliar os casos de indisciplina e pode descredenciar o atleta por um período a ser determinado.
20. DOS CASOS OMISSOS
Os casos omissos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Árbitro Geral juntamente com o Departamento Técnico.