REGULAMENTO DO TORNEIO
CRONOGRAMA PRÉVIO
Abertura das Inscrições: 24/01 - QUARTA FEIRA - as 12:00h
Encerramento das Inscrições - 22/03 – TERÇA-FERIA - às 18:00h
Liberação das chaves e horários:
A cobrança na entrada para visitantes (se houver) será responsabilidade da arena sede.
1 – INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas pelo LezPlay, as mesmas poderão ser visualizadas e
confirmadas a qualquer momento.
O pagamento deve ser realizado através do PIX CNPJ: 49.933.394/0001-20.
Vale ressaltar que os dois atletas da dupla deverão estar com os pagamentos confirmados
até 3 dias após a inscrição ter sido feita, caso não aconteça reservamos o direito de inserir
uma nova dupla no lugar.
Ao realizar a inscrição o atleta deve selecionar no LetzPlay o tamanho da camiseta e a
modelagem, podendo ser unissex ou baby look, a organização seguirá a lista gerada pela
plataforma para fazer o pedido com o fornecedor.
1.1 – TAXAS DE INSCRIÇÃO:
- 1º Categoria – R$150,00;
- 2ª Categoria – R$90,00.
- 3ª Categoria - R$ 70,00
1.2 - CANCELAMENTO
- ANTES DO TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES: O reembolso será feito com desconto de 30
reais, por inscrição, referente a taxas administrativas;
- APÓS O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES: Não haverá reembolso;
1.3 - TROCA DE DUPLA
A troca de parceiro de dupla pode ser realizada em até 2 dias antes do sorteio dos grupos.
A Substituição deve ser informada para a organização do torneio
Sendo assim, o novo atleta deve estar apto a jogar a mesma categoria e além disso ter
cadastro na plataforma LetzPlay.
O acerto financeiro, caso a inscrição já esteja paga, deve ser realizado entre os atletas.
Após o sorteio de grupos, nenhuma substituição de atletas poderá ser feita, desta forma o
atleta que não puder comparecer no dia do torneio não terá o reembolso e perderá por WO,
mas terá direito ao Kit de atleta.
2 - REGRAS DO TORNEIO
2.1 – REGRAS GERAIS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando
especificado de forma diferente neste regulamento.
Jogos de duplas mistas é obrigatório os homens sacarem por baixo;
É proibido os jogadores estarem com o corpo dentro da linha dos 3 metros antes da bola
tocar na raquete do sacador;
Em caso de erro no rodízio do saque a dupla adversária deverá avisar imediatamente (no
mesmo game) a organização, dessa forma fica definido o cancelamento dos pontos e o
game será jogado novamente do início, em caso de game finalizado será mantido o devido
resultado seguindo a ordem correta do rodízio.
As categorias de duplas serão automaticamente canceladas pela organização se não
atingirem um mínimo de 9 duplas.
As categorias de simples com menos de 8 inscrições serão automaticamente canceladas
pela organização.
2.2 – JOGO CONTÍNUO
Aquecimento de 5 minutos antes do jogo, o tempo será iniciado após a organização chamar
o jogo e informar que a quadra está disponível para aquecimento, caso não seja respeitado,
será confirmado o WO.
A primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais
viradas seguem com o tempo de 60 segundos para descanso.
Entre pontos é permitido um tempo máximo de 20 segundos;
O Atleta que durante o jogo desenvolver uma condição médica tratável será permitido um
tempo-fora médico, por jogo, de três minutos para o tratamento dessa condição.
2.3 - ATLETA QUE JOGAR DUAS OU MAIS CATEGORIAS
O atleta poderá se inscrever em duas ou mais categorias diferentes, desde que as
categorias respeitem o mesmo nível, conforme exemplo abaixo:
O atleta está inscrito na categoria FEMININA C, no misto este atleta deve se inscrever no
MISTO C, não podendo jogar a categoria abaixo que seria MISTO D.
2.4 – CRITÉRIOS PARA WO
Tolerância de atraso de 10 minutos para o primeiro jogo do grupo, a contar do horário
marcado para o início daquele grupo.
Tolerância de atraso de 5 minutos para o segundo jogo em diante de cada grupo ou fase
eliminatória, a contar a partir do encerramento do jogo anterior que estava ocorrendo na
mesma quadra onde o jogo foi chamado.
Nas chaves de grupos, a dupla que perder por W.O. ou desistência sem ter iniciado o
primeiro jogo, será automaticamente desclassificada dos demais
jogos do grupo.
2.5 - IRREGULARIDADE DE CATEGORIA
Serão considerados atletas em categoria irregular, aqueles que no ano de 2023 tenham
disputado algum torneio em uma categoria de nível superior ao que está inscrito e tenham
vencido duas ou mais partidas no mesmo torneio e na mesma categoria.
O atleta deve estar ciente de qualquer irregularidade na sua inscrição na categoria errada.
Apenas para confirmação a organização do torneio realizará a checagem das categorias,
caso seja identificado irregularidade o atleta ou até mesmo a dupla será desclassificada do
torneio e será ressarcido do valor da inscrição com abatimento das taxas administrativas de
R$30,00 por atleta, caso seja identificado antes do sorteio, após o sorteio não terá
reembolso.
Não serão considerados na avaliação categorias com nomenclaturas diferentes da nossa
(open, intermediário , ouro , etc…) também não serão considerados torneios internos,
fechados exclusivos de clubes, arena ou empresas.
Nomenclaturas duplas como D/C, C/B, etc. Serão consideradas a categoria inferior.
Exemplo: se um atleta jogou na categoria C/B ele pode jogar C no nosso torneio se estiver
dentro dos critérios citados acima.
3 - SISTEMA DE DISPUTA
- DUPLA FEMININO / MASCULINO / MISTO
Cada jogo será de 1 set até 6 games, caso haja empate em 6X6, joga-se um tie-break de 7
pontos com diferença mínima de 2 pontos.
Cada grupo terá 3 ou 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos
dentro do grupo.
Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase ELIMINATÓRIA.
O número de grupos será definido de acordo com o número de inscrições.
Caso todas as duplas façam o check-in nos horários estipulados, a ordem dos jogos será
aquela estipulada no sorteio da LetzPlay. Em caso de possibilidade de antecipação de jogos
do grupo, com duplas que já marcaram presença, a organização poderá alterar a ordem dos
jogos mostrada no LetzPlay.
A ordem dos grupos a entrar em quadra não necessariamente seguirá a sequência
numérica de cada grupo, ou seja, a organização poderá estudar a melhor maneira para que
os jogos de determinado grupo não sejam seguidos quando iniciar a fase eliminatória.
3.1 - REGRAS DE CHAVEAMENTO
- CATEGORIA COM 9 GRUPOS: Será dividida em 9 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo. Os segundos colocados dos grupos 6, 7, 8 e 9, jogam a
décima-sextas de final, os demais passam direto para as oitavas de finais.
- CATEGORIA COM 8 GRUPOS: Será dividida em 8 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo. Todos os classificados disputam oitavas de finais.
- CATEGORIA COM 7 GRUPOS: Será dividida em 7 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo. Os primeiros colocados dos grupos 1, 2 passam direto
para as quartas, os demais disputam oitavas de finais.
- CATEGORIA COM 6 GRUPOS: Será dividida em 6 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo. Os primeiros colocados dos grupos 1,2,3 e 4 passam
direto para as quartas, os demais disputam oitavas de finais.
- CATEGORIA COM 5 GRUPOS: Será dividida em 5 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo. Passam direto de bye para as quartas de finais: os
primeiros colocados de cada grupo, além do segundo colocado do grupo 1. Os demais
jogam oitavas ( 2º colocados dos grupos, 2, 3 , 4 e 5).
- CATEGORIA COM 4 GRUPOS: Será dividida em 4 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo, todos disputam quartas de finais.
- CATEGORIA COM 3 GRUPOS: Será dividida em 3 grupos com 3 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo, a dupla melhor colocada dos grupos 1 e 2 irão direto para
semifinal, os demais disputam as quartas.
- CATEGORIA COM 2 GRUPOS: Será dividida em 2 grupos com 4 duplas cada, classifica
os dois melhores de cada grupo, todos disputam a semifinal.
3.2 - CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
Em caso de empate dentro do grupo será levado em consideração, nessa ordem:
- 2 Duplas:
Confronto direto;
- 3 ou mais Duplas
1. Saldo de games
2. Sorteio
4 - COACHING
Não será permitido coaching.
Não é permitido o atleta ou a dupla receber qualquer tipo de instrução durante a partida,
seja ela por meio de gestos ou sinais de forma discreta.
Os atletas em um jogo são as únicas pessoas autorizadas a estar dentro da quadra e a
sentar-se no banco do jogador durante um jogo, com exceção dos staffs do torneio e
funcionários.
5 - ORGANIZAÇÃO DE CHAMADAS DE JOGOS E RESULTADOS
Ordem de chamadas serão divulgadas no App LetzPlay.
Os jogadores serão responsáveis por acompanhar a chamada e os placares dos seus
jogos.
Após o término do jogo a dupla vencedora deve informar o placar para o staff que estiver
responsável pela quadra.
6 - CÓDIGO DE CONDUTA
O organizador geral, a qualquer tempo pode tomar decisões de desclassificação, correção,
orientação ou apenas de um alerta, de qualquer dupla, em caso de equívoco de postura ou
conduta no ambiente do torneio, dentro ou fora da quadra, atletas, torcedores e visitantes
que não contribuem ou são inadequados à prática esportiva saudável.
A aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares poderão interferir na
partida, entrando na quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a
penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo
com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou
equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em
geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou
acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos
itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos
que sejam considerados perturbadores.
Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
7 - PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação.
Qualquer outra atitude inadequada, mesmo fora das regras estabelecidas acima mas, que,
interferem na qualidade do jogo ou do ambiente saudável igualmente poderão ser
penalizadas a critério exclusivo da direção técnica e direção geral do evento.
É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras
de jogo.
8 – ARBITRAGEM
A organização, incluindo mudanças e alterações dos jogos, horários e informações sobre
chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio.
Será feito de tudo para que todos tenham o máximo de brevidade possível da organização
sobre qualquer alteração necessária, antes ou durante o evento.
9 - USO DE IMAGEM E DADOS
Desde já, fica ciente o atleta que o evento poderá utilizar, de forma gratuita, sua imagem e
dados para materiais publicitários e jornalísticos, website e outras mídias sociais,
exclusivamente com o intuito de divulgação e informação pública e ao se inscrever no
torneio, fica automaticamente configurado sua autorização para estas iniciativas. Portanto,
cede seus direitos de imagem e dados para estes fins à organizadora do evento.
10 - RESPONSABILIDADE COM SAÚDE
Todo atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte
e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta também que está apto a participar do torneio e
assegura ter condições físicas, médicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou
consequências da sua participação nos torneios.
A organização permitirá a entrada de profissionais da saúde em caso de qualquer atleta
tiver esta necessidade de acompanhamento.
11 - CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo atleta, ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e
automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla
interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não
previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.