REGULAMENTO TORNEIO A 2ª FAROFA DO CARLIM
1 - O Torneio:
Cada categoria será disputada no formato de duplas, divididas entre as categorias: Masculino Ouro, Feminino Ouro, Masculino Prata, Feminino Prata, Masculino Bronze e Feminino Bronze.
Todos os jogos obedecerão as regras vigentes da CBT – Beach Tennis.
2 - Grupos e Critérios de Classificação:
As duplas participantes serão divididas em grupos, distribuídos de acordo com a quantidade de inscritos em cada categoria;
Primeira Fase: Classificam-se as 02 melhores duplas de cada grupo.
Oitavas de Final: Todas as duplas classificadas na primeira fase, sendo divididos os confrontos conforme tabela; **Com exceção das categorias em que não for possível a disputa de Oitavas de final.
Quartas de Final: Todas as duplas classificadas, sendo divididos os confrontos conforme tabela; **Com exceção das categorias em que não for possível a disputa de quartas de final
Semifinal: As 04 duplas vencedoras nas quartas de final serão divididas em 2 jogos eliminatórios, classificando apenas a dupla vencedora de cada jogo para a final;
OBS: SERÁ PERMITIDO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA ADEQUAÇÕES NO CHAVEAMENTO E CONFRONTOS NAS FASES DE GRUPOS E ELIMINATÓRIAS, CASO SEJA NECESSÁRIO.
3 - Formato dos Jogos:
A altura da rede será de 1,80m para a categoria MASCULINA OURO.
Para as demais categorias a altura da rede será de 1,70m;
3.1 - Todos os grupos serão montados mediante sorteio (pelo app letzplay);
3.2 - Primeira Fase, Oitavas de Final (quando houver) Quartas de Final (quando houver) e Semifinais.
1 (um) set de até 6 games; Havendo empate em 5 (cinco) games a 5 (cinco) a disputa deve ir ao 7º game;
Caso haja empate em 6 (seis) games a 6 (seis), será disputado “Tie-Break Simples” de 7 (sete) pontos, desde que haja uma margem de 2 (dois) pontos sobre a dupla adversária.
Se necessário, o tie-break deverá continuar até que esta margem seja atingida.
3.3 - PROGRAMAÇÃO:
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas são de inteira responsabilidade da organização do torneio.
4 - Aquecimento e Descanso:
O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 3 minutos; A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30segundos.
4.1 - O período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo seguido será de até 5 minutos;
4.2 - Serão utilizadas 2 (duas) bolas por quadra/jogo. Havendo necessidade de reposição, o (a) atleta deverá comunicar a organização;
5 - Escolha dos lados e serviço - Decisão por par ou ímpar:
No início da partida será realizada disputa de par ou ímpar. A dupla vencedora poderá escolher entre sacar ou receber no primeiro game da partida OU o lado da quadra em que iniciará o primeiro game da partida.
6 - Alternâncias de Saque:
O lado das duplas deverá ser invertido sempre que o
set atingir um somatório ímpar de games;
Durante o tie-break, os times deverão trocar de lado após o primeiro ponto e, posteriormente, de quatro em quatro pontos.
Em síntese, o atleta seguirá sacando do mesmo lado da quadra em que sacou durante o game do set. O lado em que o atleta saca, permanecerá o mesmo até o final do jogo.
7 - Zona proibida de Retorno de Serviço:
A Zona Proibida de Retorno de Serviço (“Zona Proibida”) é a área entre a rede e uma linha imaginária paralela à rede a três 3 (três) metros da rede, marcada nas fitas de demarcações laterais da quadra.
Durante o saque, os atletas não podem ultrapassar a linha imaginária da Zona Proibida, até que a bola perca o contato com a raquete do sacador.
A raquete pode estar dentro da Zona Proibida, mas o corpo do atleta deverá estar atrás. Após o saque os atletas poderão avançar sobre a Zona Proibida, bem como executar movimentos de ataques.
8 - Contagem de pontos:
A contagem de pontos do game em jogo é de responsabilidade do atleta sacador, sendo esta em voz alta e com a atenção dos demais jogadores.
O ponto de cada game é validado entre os atletas que estão jogando.
Havendo discordância no entendimento da marcação dos pontos ou dos games, a organização do evento deverá ser chamada.
Caso não haja um consenso entre os atletas, pode-se voltar o ponto ou até mesmo o game, ficando essa definição a cargo da organização.
9 - Critérios de Desempate:
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
1) Saldo de games jogados (Games ganhos menos games perdidos);
2) Somatório de games ganhos;
4) Confronto direto (Em caso de empate entre apenas duas duplas);
5) Sorteio
Em caso de empate total (todos os critérios que definem classificação estiverem iguais) entre as duplas de um grupo, os organizadores realizarão um sorteio manual, para a definição da classificação, independente do sistema LETZPLAY.
10 - W.O. e Desistência:
Haverá tolerância de 15 minutos para a apresentação das duplas na quadra, a partir da primeira chamada do jogo.
Será declarada perdedora a dupla que não se apresentar na quadra após 10 minutos da segunda chamada, sendo esse o período de tolerância.
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O. ou desistência, a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos não realizados pela dupla serão considerados como derrota de 6x0, desconsiderando todos os resultados dos jogos já realizados pela dupla desclassificada, caso já tenha jogado algum jogo.
11 - Outras informações:
Não será permitido receber instruções na quadra ou fora dela, em nenhum momento durante a partida;
Em qualquer momento da partida, se um atleta se sentir coagido, ofendido ou em situação desconfortável por atos ou palavras dos torcedores, este deverá solicitar a presença da organização do torneio para que o problema seja solucionado;
Todo atleta, ao participar do torneio, cederá automaticamente o seu direito de imagem aos organizadores do torneio, que poderão publicar suas imagens em mídias sociais e jornais;
12 - CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelos organizadores do torneio, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
– Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
– Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
– Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
– Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
– Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
– Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público em geral;
– Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
– Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
– 1ª Penalidade: advertência;
– 2ª Penalidade: perda de ponto;
– 3ª Penalidade: perda de game;
– 4ª Penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal descrito. Isso vale para os atletas que se envolverem em brigas e confusões durante o evento.
12.1 - Durante a realização do campeonato, os organizadores e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro de quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta;
13) Casos omissos:
Os casos omissos não previstos neste documento serão resolvidos pelos organizadores do evento.
ORGANIZAÇÃO:
José Carlos Vieira dos Santos
Norival Hurtado Junior
Rickson Ontrante Peres