👥 Mínimo de 6 duplas por Categoria
1. PONTUAÇÃO DO JOGO
A contagem será 15, 30, 40 e game. Ou seja, o primeiro ponto marca-se 15, o segundo ponto marca-se 30, no terceiro marca-se 40 e no quarto ponto ganha-se o game.
Será realizado um set simples até 6 games – se empatar 5×5, vai a 7 e se empatar 6×6, disputa-se um tie-break de 7 pontos tendo que ter a vantagem de 2 pontos de diferença.
2. COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas.
A. 3 a 5 duplas: todos contra todos (Round Robin)
B. 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
C. 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
D. 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
E. 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
F. 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
G. 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
H. 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
I. 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
J. 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
K. 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
L. 16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
M. 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
N. 18 duplas: 6 grupos de 3 duplas
O. 19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
P. 20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
Q. 21 duplas: 7 grupos de 3 duplas
3. SISTEMA DE DISPUTA
Os jogos serão organizados e disputados conforme descrição abaixo.
A. 3,4 e 5 duplas: Round Robin (joga-se um grupo único - todos contra todos);
B. 6 duplas ou mais: joga-se a fase de grupos e fase eliminatória;
C. Para os jogos da fase de grupos, Quartas-de-Final, Semifinal e Final: Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6x6, joga-se um tie-break (até 7 pontos);
D. Para as disputas de terceiro lugar: Joga-se um super tie-break (10 pontos);
E. Até 5 duplas, será campeão quem tiver vencido mais partidas;
F. De 6 a 8 duplas classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal.
G. De 9 acima, classificam as duas primeiras duplas de cada grupo para jogar a chave eliminatória (se necessário, será utilizado sistema de BYE);
4. SORTEIO E CABEÇAS DE CHAVE
Os grupos serão sorteados aleatoriamente.
5. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Será considerado empate se duas ou mais duplas do grupo estiverem com o mesmo saldo de vitórias/derrotas.
Empate entre 2 duplas: e
A. Confronto direto.
Empate entre 3 duplas ou mais:
Saldo de sets;
Saldo de games;
B. Sorteio
6. DESISTÊNCIA E W.O.
O W.O. será caracterizado após transcorridos 15 minutos da primeira chamada do jogo inicial do grupo, independentemente de haver disponibilidade imediata de quadra. Uma vez iniciados os jogos do grupo, a tolerância a partir do segundo jogo será de apenas 5 minutos após a primeira chamada. Todos deverão estar presentes no horário definido para o início dos confrontos, conforme determinado no regulamento.
Na fase de grupos; caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará
automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla
serão zerados.
Por exemplo: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas.
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a duplas B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
7. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada e o tie-break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de descanso de 90 segundos.
8. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado a qualquer momento pelo árbitro geral, auxiliar ou de cadeira (independentemente de estarem dentro ou fora da quadra).
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral deverá adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada.
conforme segue:
• Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
• Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
• Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
• Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude. destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
• Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em-geral.
• Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
• Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
• Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
9. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência verbal;
2ª penalidade: perda de ponto;
3ª penalidade: perda de game;
4ª penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado, sem passar pelo processo normal, acima descrito.
10. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição no Torneio de Beach Tennis no Okka, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
11. USO DE IMAGEM
Validando a inscrição o jogador concorda com uso de imagens, fotos, vídeos e gravações, com sua participação, podendo ser veiculadas em todas as mídias de comunicação, por tempo indeterminado de forma gratuita.
12. CANCELAMENTO
Se por motivos de força maior o evento precisar ser reagendado, nos posicionaremos da maneira mais rápida dentro das possibilidades a nova data, e todos já estarão inscritos automaticamente. Em caso de cancelamento total do evento será feito o reembolso integral.