1. COMPETIÇÃO
As etapas do Circuito TURN de Beach Tennis serão disputadas no formato de duplas masculinas, femininas e mistas nas categorias Pro, A, B, C, D, categoria única de 60+ feminina e masculina e categoria Centenária (onde a soma das idades dos atletas precisam chegar em 100).
✔ Não será obrigatória a realização de todas as categorias nos torneios, ficando a cargo do promotor decidir.
✔ Os jogadores que são das categorias +60 de centenária podem competir nas provas consideradas amadoras desde que não coincida com as fases de grupos com a programação.
✔ Os atletas poderão escolher apenas uma disputa nas Classes (A, B, C, D).
✔ Os atletas da classe A masculina poderão também disputar uma vaga na classe Pro
Obs: A Comissão Organizadora analisará os atletas inscritos na A e Pro, para confirmar a veracidade da classe.
Obs.: A Comissão Organizadora analisará as inscrições de atletas que tenham se inscrito abaixo da sua verdadeira Classe;
Professores de Tênis e Beach Tennis deverão jogar no mínimo a Classe B, mas todos serão analisados antes das inscrições encerrarem-se.
2. PREMIAÇÕES
Categoria Pro Masculina - Premiação em dinheiro
Campeão = Troféu
Finalista = Medalha
3. INSCRIÇÕES
Todos os atletas deverão, obrigatoriamente, se inscrever para o torneio na plataforma LETZPLAY.
4. REGULAMENTO
4.1. NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo para a disputa de qualquer categoria é de 5 (cinco) duplas. Caso uma categoria não tenha número suficiente de inscritos para jogar, os inscritos desta categoria poderão subir para a categoria imediatamente acima que tiver o número mínimo de inscritos, caso desejarem. Em nenhuma hipótese será permitido descer de categoria. Sendo assim, as chaves serão confeccionadas conforme segue:
FASE DE GRUPOS:
● 5 duplas: todos contra todos
● 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
● 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
● 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
● 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
● 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
● 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
● 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
● 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
● 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
● 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
● 16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
● 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
● 18 duplas: 6 grupos de 3 duplas
- Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado; Nas chaves de grupos, a dupla que perder por WO ou desistência sem ter iniciado o jogo, será automaticamente desclassificada e a pontuação zerada.
Caso esta dupla já tenha realizado algum jogo, estes jogos serão desconsiderados a todos os seus adversários.
4.2. SISTEMA DE DISPUTA
4.2.1. CATEGORIAS DUPLAS A, B, C, D (Masculina, Feminina e Mista) e categorias +60
• Um set até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
4.2.2. CATEGORIA PRO
• CHAVES ELIMITANTÓRIAS: Melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato MATCH Tie-break (até 10 pontos).
4.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, em fase de grupo todos os jogos serão zerados e a dupla que deu WO será desclassificada.
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
• Hierarquia de desempate:
1. Entre 2 duplas:
1º Confronto direto.
2. Entre 3 duplas:
1º Maior número de vitórias
2º Saldo de games
3º Sorteio
5. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
H) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima.
I) Roupas e Acessórios: Masculino: obrigatório usa de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga; Feminino: é permitido o uso de “top” e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior e/ou inferior.
5.1. PENALIDADES POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. Ofensa: Advertência
2. Ofensa: Perda de Ponto
3. Ofensa: Perda de Game
Obs. A partir da 4ª ofensa ficará a critério do Árbitro Geral se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação do tenista faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.