REGULAMENTO CIRCUITO CAIPIRA | TEMPORADA 2024
1. FILIAÇÃO
Os beach tenistas não precisam de filiação para disputarem o CIRCUITO CAIPIRA.
Para efetuarem as inscrições, basta entrar no site/app LETZPLAY.ME.
2. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento de boleto ou pix, através do
sistema adotado para cada etapa, sempre vinculado à LETZPLAY.ME, e as mesmas
poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento. Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$10 por inscrição, referente às taxas administrativas;
- Após o término do período das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento;
- A troca de parceiro(a) nas categorias será permitida desde que aconteça antes do início da primeira partida da categoria e com aviso prévio a administração do torneio para que seja possível a alteração no LetzPlay. Nas categorias masculina, feminina e mista profissionais não serão permitidas trocas de parceiros (as) após a divulgação da chave.
- Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
2.1 VALOR DE INSCRIÇÃO
-1 (uma) Categoria: R$ 149
- 2 (duas) Categorias: R$ 209 (R$ 60)
- 3 (três) Categorias: R$ 249 (R$ 40)
- 4 (quatro) Categorias: R$ 289 (R$ 40)
2.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Não serão permitidas inscrições em mais de quatro categorias por atleta, na mesma etapa. Além disso, o atleta não poderá se inscrever em duas categorias que comecem e terminem no mesmo dia, devido a possíveis conflitos de horários. Caso o atleta se inscreva em duas categorias realizadas no mesmo dia e os horários forem conflitantes, o mesmo terá que escolher qual irá jogar, ou correrá o risco de perder de WO em uma delas.
2.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS OBRIGATÓRIAS
- Duplas Femininas: A, B, C e 40+ avançada e intermediária
- Duplas Masculinas: A, B, C e 40+ avançada e intermediária
- Duplas Mistas: A, B e C
Qualquer uma das categorias pode ser retirada do ranking e premiação em caso de 3 (três) etapas sem formar quórum para sua realização.
2.2.2 EXTRAS
Em comum acordo entre o organizador e equipe CIRCUITO CAIPIRA outras categorias poderão ser criadas, desde que não conflitem com as obrigatórias. E, caso
haja poucas inscrições, poderão ser unidas.
2.3 NÍVEIS DE DISPUTAS
O atleta não poderá disputar duas categorias de níveis diferentes. (Ex: Categoria A e B), e nem em idades diferentes (Ex: 40+ e 50+; Sub 16 e Sub 18). O atleta poderá disputar uma categoria acima nas duplas mistas e/ou simples (Ex: Masc C e Mista B).
2.3.1 CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Os atletas amadores não poderão descer de categoria, caso tenham jogado duas etapas na categoria de cima e obtido vitórias nessa categoria na temporada vigente.
Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pelo CIRCUITO CAIPIRA. Caso seja identificado durante o torneio, a incompatibilidade de nível técnico, o atleta poderá ser desclassificado, sem ressarcimento da inscrição.
Na categoria profissional, o atleta poderá descer para a "A" na etapa seguinte, apenas se não vencer nenhuma partida.
Serão avaliados os 5 (cinco) últimos torneios do atleta, sendo considerados somente torneios abertos (flashs e internos não serão considerados). O atleta não poderá ter 2 (duas) inscrições em categoria superior nesses 5 (cinco) torneios.
Toda e qualquer denuncia sobre atletas inscritos em categoria irregular devera ser feita antes das chaves serem publicadas. Apos a publicacao da chave nao sera mais permitido denuncia. Porem, constatada a incompatibilidade técnica por parte da arbitragem do CIRCUITO CAIPIRA durante o torneio, o atleta será desclassificado.
3. REGRAS GERAIS
Todas as etapas do CIRCUITO CAIPIRA seguirão, em geral, as regras vigentes da ITF. No entanto, por se tratar de uma liga independente, algumas regras poderão ser adotadas pela organização do torneio e staff que deverão, obrigatoriamente, informar os atletas até o último dia de inscrições da etapa. Altura da rede para categoria profissional masculina será de 1,80.
3.1 ESPECIFICAÇÕES
Todas as etapas devem atender às especificações exigidas pela diretoria do Circuito Caipira, em seu termo de compromisso, e enviado aos organizadores.
4. RANKING
4.1 CATEGORIAS
O ranking do CIRCUITO CAIPIRA será formado com a soma de todos os resultados que o atleta conquistar durante a temporada vigente. E, será dividido nas seguintes categorias:
Duplas Femininas: A, B, C e +40 avançada e intermediária
Duplas Masculinas: A, B, C, D e +40 avançada e intermediária
Duplas Mistas: A, B e C
Fica estabelecido que o último ranking do CIRCUITO CAIPIRA da temporada anterior será a base de confecção das chaves para a primeira competição da temporada vigente.
4.2 VALIDAÇÃO
O ranking é validado apenas para torneios do CIRCUITO CAIPIRA.
4.3 PONTUACÃO NO RANKING
A pontuação do torneio de duplas vai para cada jogador individualmente, ou seja, cada jogador tem sua pontuação independente de sua dupla (fixa ou não):
Pontuação -› C: 150, F: 120, SF: 100, QF: 80, R16: 60, R32: 40
E SENDO: C: CAMPEÃO | F: FINALISTA | SF: SEMI FINALISTA | QF: QUARTAS DE
FINAL | R16: OITAVAS | R32: PRÉ OITAVAS.
4.3.1 NÃO PONTUAM
WO não tem pontuação.
5. PREMIAÇÃO
A premiação será estipulada por cada etapa, sempre obedecendo a um valor mínimo estipulado em comum acordo entre as arenas participantes do circuito. A premiação será sempre divulgada nas informações do torneio contidas na LetzPlay. Para todas as categorias, todos os atletas campeões, vice-campeões e terceiros colocados receberão troféus ou medalhas.
5.1 CORRIDA RANKING
Em 2024, o CIRCUITO CAIPIRA irá premiar o campeão e vice de cada categoria da seguinte forma:
As categorias válidas são:
Categorias A (masculina, feminina, mista, 40+ avançada): 1 raquete líder e 1 raquete vice líder
Categorias B (masculina, feminina, mista, 40+ intermediaria): 1 raquete líder e 1 raqueteira vice líder
Categorias C (masculina, feminina, mista): 1 raqueteira líder e 1 bolsa para raquete vice líder
Critério de desempate:
- Maior número de primeiros lugares (campeão)
• Caso o atleta jogue todas as etapas com o mesmo parceiro, não haverá critério de desempate, e os mesmos deverão decidir entre si quem ficará com o prêmio ou se dividirão. Caso empatem em primeiro lugar, ambos ficarão com os prêmios de líder e vice líder. Caso empatem em segundo lugar, dividem somente o prêmio de vice líder.
Em caso de cancelamento ou descaracterização do torneio no destino anunciado, CIRCUITO CAIPIRA reserva-se no direito de alterar a premiação da temporada.
6. RESPONSABILIDADES DO CIRCUITO COM ORGANIZADORES
O CIRCUITO CAIPIRA oferecerá aos organizadores:
- Divulgação nas mídias sociais do CIRCUITO CAIPIRA
- Inscrições através do site/app da LETZPLAY.ME
- Validação da pontuação de cada etapa, feita pelo árbitro, a qual será utilizada no Ranking Geral
- Promoção, suporte e divulgação de cada etapa
7. REGULAMENTO DAS ETAPAS
7.1 NÚMERO DE INSCRITOS
O mínimo será de 3 (três) duplas para a disputa de qualquer categoria amadora, uma
vez que nas categorias profissionais o mínimo é de oito duplas.
7.2 SISTEMA DE DISPUTA: FASE DE GRUPOS e FASE ELIMINATÓRIA
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-
break (até 7 pontos).
Os grupos serão divididos da seguinte forma:
- 3, 4 e 5 duplas: todos contra todos
- 6,7 e 8 duplas: 2 grupos
- 9, 10 e 11 duplas: 3 grupos
- 12, 13 e 14 duplas: 4 grupos
- 15, 16 e 17 duplas: 5 grupos
- 18, 19 e 20 duplas: 6 grupos
- 21, 22 e 23 duplas: 7 grupos
- 24, 25 e 26 duplas: 8 grupos
- 27, 28 e 29 duplas: 9 grupos
- 30, 31 e 32 duplas: 10 grupos
7.2.1 VENCEDORES
- Até 5 (cinco) duplas o campeão será o que vencer mais partidas (Round Robin)
- De 6 a 8 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma Semifinal.
- De 9 a 48 duplas, classificam os 2 primeiros de cada grupo para jogar uma chave
eliminatória
- Acima de 48 duplas, a arbitragem se reserva no direito de passar apenas uma dupla para a chave eliminatória
7.2.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada
observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Saldo de sets, Saldo de games, Aproveitamento % de sets, Aproveitamento % de games e por último sorteio. Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo, ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
- Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2x1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
7.3 CATEGORIA PROFISSIONAL
Todas as disputas da categoria será CHAVE ELIMINATORIA: melhor de 3 sets. Havendo empate nos dois primeiros sets em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3° set no formato Super tie-break (até 10 pontos).
No caso da mista, serão disputados em melhor de 3 sets ate 4 games, no caso de 3x3 joga-se um tie-break (ate 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato de Super tie-break (ate 10 pontos)
7.4 CRITÉRIOS DE CHAVEAMENTO - CABEÇA DE CHAVE
As definições de cabeças de chave das categorias Pro Masculina, Feminina e Mista serão pela somatória de pontos dos dois atletas da dupla na ITF.
As duplas com as maiores pontuações serão as cabeças de chave.
Exemplo: atleta 1 tem 30 pontos ITF e atleta 2 da dupla tem 50 na ITF. Então: soma total da dupla 30 + 50 = 80.
8. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico,
pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
9. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na no site/app LETZPLAY.ME até 24 horas antes do início da etapa.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não. Todos deverão ser devidamente aprovados pelo Departamento de Arbitragem do CIRCUITO CAIPIRA. O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras. Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação
imediata do torneio. No caso de violações do código de conduta, o árbitro deverá informar ao Departamento do CIRCUITO CAIPIRA, através de formulário próprio, a penalidade aplicada.
Em casos de solicitação por parte do Departamento, os árbitros deverão elaborar relatórios detalhando as penalidades. O nome do árbitro geral será divulgado através do site/app LETZPLAY.ME. Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
- Número sugerido de árbitros auxiliares: um para cada 6 quadras.
Somente cabe ao Árbitro Geral alterar a programação de jogos durante o torneio. Em nenhuma hipótese os atletas poderão remarcar, por conta própria, horários pré-
divulgados de seus jogos. Caso haja necessidade extrema, esta alteração DEVERÁ SER AUTORIZADA PELO ÁRBITRO GERAL DO TORNEIO. Caso seja remarcado pelos atletas, sem autorização do Árbitro Geral, os jogos realizados perderão valor de resultados.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, por qualquer motivos que seja, sempre a fim de garantir o bom andamento do mesmo.
9.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos. Caberá a organização definir se: limitará o acesso do atleta às etapas; ou banirá o atleta da temporada atual do Circuito.
9.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
- Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de
biquíni, tanto a parte superior como a inferior, ainda que em etapas disputadas na praia.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das
quadras de jogo.
10. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o CIRCUITO CAIPIRA a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
11. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição em qualquer etapa do CIRCUITO CAIPIRA, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria do CIRCUITO CAIPIRA