REGULAMENTO 2ª EDIÇÃO OS MIÓ DA PRAIA
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento de pix ou boleto, através do sistema LETZPLAY.ME Para confirmar a inscrição, os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será até o último dia de inscrições, somente em caso de COVID (com atestado) realizaremos o reembolso pós finalização das inscrições. O ressarcimento do pagamento será feito somente após o termino do evento. A troca de parceiro no dia de campeonato será permitida apenas antes do início da categoria, caso qualquer jogo ou grupo já estiver em quadra, não será permitido a troca de parceiro, devendo obter a autorização da direção geral do torneio, bem como o novo atleta respeitar a categoria em questão (critério de últimos 5 torneios jogados pela LETZ PLAY) -O quórum mínimo para uma categoria é de 3 (três) duplas. Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral ou haverá a possibilidade de adesão a outra categoria sugerida pela organização do evento.
1.1 VALOR DE INSCRIÇÃO
1 (uma) Categoria: R$ 70
Demais Categorias: R$30 por categoria
2. DIVISÃO DE CATEGORIAS OBRIGATÓRIAS
A Feminina / A Masculina / A Mista
B Feminina / B Masculina / B Mista
C Feminina / C Masculina / C Mista
Teen Feminina (até 14 anos) / Teens Masculino (até 14 anos)
50+ Mista
Iniciante Livre
2.1 CRITÉRIO PARA PERMANÊNCIA EM UMA CATEGORIA
Os atletas não poderão descer de categoria, utilizaremos como critério os 5 (cinco) últimos torneios jogados pela LETZ PLAY. Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pela Organização do Evento. Em caso de duplas as quais os parceiros jogam em categorias diferentes, deverá ser mantida a categoria do atleta que joga a categoria mais forte. Salientamos que não haverá conferencia individual por parte da organização do evento, tal conferencia será realizada somente se a organização for solicitada.
Exemplo 1: Gabriela joga categoria B Feminina, Ana joga categoria C Feminina, ambas constituirão uma dupla. As mesmas devem se inscrever na categoria mais forte, ou seja a B.
Exemplo 2: João realizou 5 (cinco) torneios pelo sistema da LETZ PLAY sendo 2 (dois) deles na categoria c e 3 (três) deles na categoria B. O mesmo deverá se inscrever na categoria mais jogada, ou seja, a B.
3. REGRAS GERAIS
Todas as categorias, amadoras, utilização a altura da rede em 1,70.
W.O será aplicado a contar do momento em que a mesa organizadora chama os atletas para a quadra até 10 minutos
Tempo entre pontos para saque 30 segundos
Tempo para troca de lados 1 minuto para troca + 30 segundos para sacar
Descanso ao Final do Set de 1 minuto e 30 segundos + 30 segundos para sacar
4. SISTEMA DE DISPUTA
Todas as categorias amadoras serão disputadas no formato de 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). No-Ad (sem vantagem).
Caso haja algum critério o qual a organização do evento julgue necessária a alteração no sistema de disputa, a mesma tem TOTAL AUTONOMIA para alterar o sistema.
5. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será feita levando em consideração seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1o, 2o e 3o colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1o ou 3o, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso das três duplas terem saldo de games iguais
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto. Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
6.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1a penalidade: advertência
- 2a penalidade: perda de ponto
- 3a penalidade: perda de game
- 4a penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos. Qualquer ato de agressão física, seja de jogadores ou qualquer pessoa presente no recinto do torneio, será penalizado, em caso de jogar com a exclusão da dupla no torneio disputado, perda de toda a pontuação do ranking e banimento de todos os eventos da Arena.
6. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição no Torneio 2º Edição dos Mió da Praia, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela diretoria do Evento.