Campeonato de Vôlei de Praia Ecosense - 2024
REGULAMENTO ESPECÍFICO
DIMENSÕES
• A Quadra de Jogo é um retângulo medindo 16 x 8 m.
SUPERFÍCIE DE JOGO
• A superfície é composta de areia nivelada, tão plana e uniforme quanto possível, livre de pedras, conchas e tudo o mais que possa apresentar risco de cortes ou de lesão aos jogadores.
• A areia tem a quantidade mínima de profundidade adequada para os jogos e composta de grãos finos e descompactados.
BOLA
• Cor: cores claras, ou uma combinação de cores.
• Circunferência: 66 a 68 cm.
• Peso: 260 a 280 g.
• Pressão interna: 0,175-0,225 kg/cm2 (171-221 mbar ou hPa)
EQUIPAMENTOS
• Equipamento de um jogador é composto de short ou um sukini / maiô. Os atletas deverão usar a camiseta oferecida pelo torneio durante os jogos. Os jogadores podem usar boné/cobertura na cabeça.
• Os jogadores devem jogar descalços, exceto quando autorizados pelo primeiro árbitro.
PARA VENCER UM SET / JOGO
• Os jogos serão definidos pela disputa de um único 2 sets de 21 pontos, e 1 set de 15 pontos. DUPLAS MISTA MASCULINA E FEMININA A TROCA DE QUADRA SERA 1 SET PARA OUTRO PONTO DA EQUIPE QUE EXTIVER NA FERENTE DO PLACAR.
• Os jogos do quarteto serão disputados 3 sets de 15 pontos sendo que a partida pode ser finalizada 2 x 0
AQUECIMENTO OFICIAL
Antes da partida, se as equipes dispuseram previamente de outra quadra, elas terão um período de 3 minutos de aquecimento oficial na rede; se não, elas podem ter 5 minutos.
CARACTERÍSTICAS DO TOQUE / FALTAS AO JOGAR A BOLA
• A bola deve ser tocada, não podendo ser retida, conduzida e nem ocorrer duplo contato (2 toques).
• Durante a ação do jogador de lançar a bola com as pontas dos dedos, esta jogada precisa ser com um movimento rápido. Na descida da bola, e em contato com as mãos do jogador, a bola não deve ficar retida (leve condução até próximo ao peito).
• O simples “giro” da bola não deve ser considerado como dois toques, mas sim quando ocorrerem.
• claramente duplo contato do jogador com a bola. Apitar “dois toques” quando 100% forem claros!
• No primeiro toque da equipe, a menos que seja tocada com os dedos, a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, desde que os contatos ocorram durante uma ação.
• Em uma ação defensiva de uma bola dirigida com violência. Neste caso, o contato com a bola pode prolongar-se momentaneamente usando as mãos (juntas) para cima e os dedos.
• CONDUÇÃO: a bola é agarrada e/ou arremessada; ela não é rebatida pelo golpe.
• DUPLO CONTATO: um jogador toca a bola duas vezes consecutivas, ou a bola toca consecutivamente várias partes de seu corpo.
PENETRAÇÃO NO ESPAÇO, QUADRA E/OU ZONA LIVRE DO ADVERSÁRIO
• Um jogador pode entrar no espaço adversário, quadra e/ou zona livre, desde que isto não interfira no jogo do adversário.
SAQUE
Dupla Mista: O homem terá direito a fazer o saque por cima livremente (sem nenhuma restrição ou direcionamento), após uma sequência de 3 saques consecutivos por baixo, a partir do quarto, não h nenhuma retração e fica a critério do sacador.
Quartetos: O saque é livre.
• O primeiro saque de um set é executado pela equipe determinada pelo sorteio.
• Os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na súmula.
• O sacador deve golpear a bola dentro de 5 segundos após o 1º árbitro apitar para o saque.
• Após o golpe, o jogador pode pisar ou sair da zona de saque ou dentro da quadra. Se a linha se move devido a areia, isso não é considerada uma falta.
FALTAS DO GOLPE DE ATAQUE
• Um jogador completa um golpe de ataque com os dedos de mão aberta ou usando a ponta dos dedos sem estarem rígidos e juntos.
• Um jogador completa um ataque usando “toque” e este não tem a trajetória perpendicular em relação
• à linha dos ombros. Exceto quando a bola é levantada para o seu companheiro de equipe.
FALTAS DE BLOQUEIO
• O contato com a Rede por um jogador entre as antenas, durante a ação de jogar a bola, é uma falta.
• A ação de jogar a bola inclui (entre outros) o salto, contato (ou tentativa) e a descida.
• Os jogadores podem tocar os postes, cabos, ou qualquer outro objeto fora das antenas, incluindo a própria rede, desde que não interfira com o jogo.
• Quando a bola é direcionada para a rede, fazendo com que ela toque em um adversário, não há falta.
OBSERVAÇÃO: o toque da bola no bloqueio conta-se como toque coletivo, devendo a dupla executar somente mais duas ações para jogar a bola ao lado adversário. No quarteto não se considera toque
coletivo quando a bola toca no bloqueio, permitido que os demais atletas utilizem mais três ações coletivas para jogar a bola ao lado adversário.
FALTAS DE BLOQUEIO Um jogador interfere no jogo por (entre outros):
• Tocar na rede entre as antenas ou a própria antena durante a sua ação de jogar a bola;
• Utilizar a rede como um apoio ou suporte de estabilização;
• Criar uma vantagem injusta sobre o adversário, tocando na rede;
• Fazer ações que impeçam uma tentativa legítima de um adversário para jogar a bola;
• Agarrar / segurar a rede.
• Os jogadores próximos da bola quando está em "jogo", ou que estão tentando jogá-la, são considerados na "ação de jogar a bola", mesmo que nenhum contato seja feito com a bola.
INTERFERÊNCIA
• Não é necessariamente tocar no adversário, e sim impedir que o mesmo alcance a bola; ou seja, pode haver interferência sem que haja contato ou vice e versa.
• A falta de interferência deve ser sancionada independentemente da posição do jogador, seja na quadra de jogo ou zona livre (atenção para a bola que cruza por fora da antena).
PROTOCOLO DA MARCA DE BOLA
• Em casos extremos, o 1º árbitro é quem decide a realização ou não do protocolo de marca da bola.
• Os jogadores não têm o direito de solicitar ou insistir para a realização do mesmo.
• Jogadores serão sancionados de acordo com a escala de sanções para retardamento.
SEM JUIZ DE LINHA:
• O protocolo da marca da bola será realizado pelo 1° árbitro acompanhado do seu auxiliar, se for necessário;
• O 1º árbitro, após verificar a marca da bola, retorna a sua cadeira e sinaliza a sua decisão, bola
• “DENTRO” ou “FORA”;
PROTOCOLO DA MARCA DA BOLA ATENÇÃO PARA O JOGADOR QUE MOVE A LINHA OU APAGA A MARCA DA BOLA.
• SE IMPEDE A DECISÃO DOS ÁRBITROS: CARTÃO VERMELHO
• SE NÃO IMPEDE A DECISÃO DOS ÁRBITROS: CARTÃO AMARELO
TEMPO DE DESCANSO
• Cada equipe tem direito no máximo a um tempo de descanso por set.
• A duração do tempo de descanso é de 30 segundos, o que não pode ser diminuído.
• Os seguintes passos devem ser seguidos em circunstâncias normais na cronometragem do Tempo de
Descanso:
15 segundos para deixar a quadra (iniciar a cronometragem acima);
30 segundos de tempo de descanso para os jogadores nas cadeiras designadas;
ÁRBITRO apita aos 45 segundos e sinaliza para os jogadores para voltarem para a quadra;
ÁRBITRO incentiva ativamente os jogadores a voltar para a quadra;
15 segundos para retornar a quadra de jogo e se preparar para sacar ou para recepcionar;
O tempo total decorrido não DEVE exceder 1 minuto.
TEMPO MÉDICO
• O tempo médico deve ter a duração máxima de 5 minutos de acordo com parecer médico;
• Se o jogador solicitar o tempo médico e recusar a assistência médica, o árbitro deve sancionar a equipe por retardamento, conforme a regra oficial;
• Caso o jogador apresentar uma pequena lesão, mas associada a perda de sangue, como cortes no dedo, mão, pé ou perna, deve ser tratada com kit médico sem retardar demasiadamente o jogo.
• Informar ao apontador(a) o início de cada etapa dos procedimentos do TM, bem como o término.
• Observar o horário de reinício ou término do set/partida.
A apontadora deve anotar:
1. HORA DA SOLICITAÇÃO
2. JOGADOR N°
3. EQUIPE “A” ou “B”
4. PLACAR
5. SET
6. EQUIPE QUE ESTÁ SACANDO
7. CHEGADA DO MÉDICO
8. REINÍCIO DO JOGO ou TÉRMINO DE JOGO
9. OBSERVAR O TEMPO AJUSTADO DO TM
INTERVALOS E MUDANÇA DE QUADRA/TROCAS
• Um intervalo é o tempo suficiente entre as trocas de lado e tempo de descanso.
• Durante as trocas de quadra as equipes devem mudar imediatamente sem demora.
RETARDAMENTOS
• Toda ação imprópria de uma equipe que não permita o reinício do jogo constitui-se num retardamento.
• O primeiro retardamento no jogo, realizado por um membro da equipe, é sancionado com uma "advertência por retardamento".
• O segundo e os subsequentes retardamentos, realizados por um membro da mesma equipe, na partida,
• resultará numa falta e será sancionado com uma "penalidade por retardamento”. Perda do rally.
APONTADOR (A) DEPOIS DO SORTEIO
• Antes de iniciar a partida, o apontador deve obter as seguintes informações: Imediatamente após o sorteio:
a) Assinatura dos capitães (na caixa CAPITÃES ASSINATURA ANTES DO JOGO na página dois da súmula) e (verificar se os uniformes dos jogadores # 1 até # 2 para duplas e # 1 até # 4 para quartetos correspondem ao nome dos jogadores com ortografia correta);
b) Indicar o capitão com um círculo em volta do número do jogador na caixa EQUIPES;
c) Indicar a respectiva ordem de saque de cada equipe. Um asterisco * deve ser inserido na caixa EQUIPES ao lado do número do primeiro sacador da equipe. Essa ordem de rodízio aplica-se apenas ao primeiro set.
d) Registre a equipe A ou B que venceu o Sorteio para o set/ jogo no quadro de OBSERVAÇÕES
APONTADOR (A) DEPOIS DO SORTEIO
Antes de iniciar a partida, o (a) apontador (a) deve obter as seguintes informações: Imediatamente após o sorteio do árbitro:
• A equipe que saca primeiro;
• O lado da quadra onde cada equipe começará a partida. O (a) apontador (a) registra a ordem de saque registrando primeiramente a equipe sacadora.
CATEGORIAS Nº Vagas Altura da rede
4x4 (Quarteto) Misto - Acima 15 anos 9 2,30 M
2x2 (Dupla) - Feminina - Acima 15 anos 8 2,24 M
2x2 (Dupla) - Masculino - Acima 15 anos 12 2,43 M
2x2 (Dupla) - Mista 14 2,30 M
2x2 (Dupla) – Feminina SUB 13-17 LIVRE 2,20 M
2x2 (Dupla) - Masculino –SUB 13 -17 LIVRE 2,30 M
OBSERVAÇÃO: PELA LOGISTICA DE HORÁRIOS DISPONÍVEIS, CONSEGUIREMOS REALIZAR O EVENTO SOMENTE COM AS CATEGORIAS DESCRITAS ACIMA. CADA PARTIDA TERÁ 30 MINUTOS DE DURAÇÃO EM MÉDIA. OS PRIMEIROS JOGOS DE
OBSERVAÇÕES:
1. Na fase classificatória dos jogos de duplas MISTA MASCULINA FEMININA (2x2), cada jogo será definido por TRÊS SET com o limite de 15 pontos. Caso as equipes conquistem o empate 14x 14, o jogo será definido quando uma das equipes abrir a vantagem de dois pontos, e sem limite de pontos. Na fase final continua da mesma forma.
2. Tanto na fase classificatória, quanto na fase das finais dos jogos de quartetos (4x4), os Sets serão
3. disputados em melhor de três Sets, sendo: 1º e 2º de 15 pontos e o 3º set de 15 pontos. Caso as equipes conquistem o empate 14 x 14, o jogo será definido quando uma das equipes abrir a vantagem de dois pontos, e sem limite de pontos;
4. As substituições no (4x4) deverá ocorrer somente pelo mesmo jogador substituído e sem limites no mesmo Set, exemplo: João saí e retorna no lugar de José;
5. Não será permitido a partida continua com apenas 3 jogadores no quarteto. Se alguma equipe estiver com 3 jogadores a partida será encerrada.
6. Sempre na quadra no Quarteto (4x4) 2 homens e 2 mulheres
7. Pontuação na fase classificatória para (2x2) e (4x4) respectivamente: / Duplas 3 set 15 equipe vencedora 2,0 pontos e equipe perdedora NO PLACAR DE 2X1 SETS GANHA 1,0 ponto ISSO VALIDO PARA O QUARTETO. Quarteto 3 sets 15 pontos equipe vencedora 2,0 e equipe perdedora 0,0 pontos;
8. A categoria sub 13 -17 Feminina e Masculino será disputado em 3 sets de 15 pontos.
9. Critério de Desempate:
SETS
• Saldo de pontos (vitória x derrota);
• Saldo positivo (SP) – somatória de pontos conquistados nos jogos;
• Saldo de pontos avarenge (SPA) – somar total do saldo positivo e subtrair pelo total do saldo negativo (SP – SN);
• Saldo de pontos negativos (SN) - a equipe que tem menos pontos no resultado das somas;
• Cartões vermelhos (CV)
• Cartões amarelos (CA) - menor quantidade;
• Sorteio.
• (CL) Classificação final para a premiação.
ELEGIBILIDADE PARA COMPETIÇÕES POR INDENTIDADE DE GÊNERO
1. Redesignação de Gênero e Participação em Categorias Esportivas:
1.1. Os atletas que se redesignarem do gênero feminino para o gênero masculino são elegíveis para competir na categoria masculina, desde que apresente documentação válida (RG) no ato da inscrição e cumpram todos os requisitos previstos neste regulamento.
1.2. As atletas que se redesignarem do gênero masculino para o gênero feminino são elegíveis para competir na categoria feminina, desde que apresente documentação válida (RG) no ato da inscrição e cumpram todos os requisitos previstos neste regulamento.
2. Disposições Gerais:
2.1. A organização do Campeonato de Vôlei de Praia do Espaço Ecosense reserva-se o direito de solicitar documentos que comprovem a redesignação de gênero e a identidade de gênero declarada pela atleta.
2.2. O descumprimento de qualquer das condições estabelecidas neste item resultará na inelegibilidade do atleta para a categoria pretendida, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis.
Araxá, 29 de agosto de 2024.
Patrícia Moço Prof. Odilon Da Cunha Alves
Sócia-Fundadora CREF6 Nº 033000-G/MG
Espaço Ecosense Coordenador-Geral