Regulamento Santos Open Beach Tennis - Outubro Rosa 2024
1. VESTUÁRIO
1.1 É obrigatório obedecer aos seguintes critérios de vestuário:
Calça/Bermuda/Biquíni/Short/Saia/Top/Camiseta
1.2.1 Só será permitido o uso de meias/sapatilhas de tecido ou neoprene, ou similares, afim de evitar o calor ou o frio da areia.
1.2.2 Não será permitido o uso de tênis, sandálias e etc., exceto para jogadores com necessidades especiais, devidamente justificadas com atestado médico, ficando a critério do Árbitro Geral a decisão de acatar ou não a solicitação;
1.2.3 Os atletas que não cumprirem com algum dos itens citados acima serão poderão ser desclassificados.
2. FORMAS DE DISPUTA
O Santos Open Beach Tennis Outubro Rosa 2024 terá as seguintes categorias e obedecerá às seguintes formas de disputa:
Dupla PRO Fem
Dupla A Fem
Dupla B Fem
Dupla C Fem
Dupla D Fem
Dupla Iniciante Fem
Dupla 30+, 40+, 50+ e 60+ Fem
Individual Pro/A Fem
Individual B/C Fem
Individual D/Iniciante Fem
2.1 CATEGORIA PROFISSIONAL
De acordo com o número de participantes a categoria profissional será disputada da seguinte forma:
a. De 3 a 5 duplas: Grupo Único (Todos contra todos) – "SET PROFISSIONAL", formato de disputa onde as partidas são jogadas em melhor de 14 games. Vence a partida a dupla que alcançar 8 games com uma diferença mínima de 2 games. Em caso de empate em 7 a 7, termina em 9, e caso persista o empate em 8 a 8 será jogado um “Tie Break normal” (melhor de 12 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 7 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos) para definição do set.
b. 6 duplas: Dois Grupos de 3 - "SET PROFISSIONAL", formato de disputa onde as partidas são jogadas em melhor de 14 games. Vence a partida a dupla que alcançar 8 games com uma diferença mínima de 2 games. Em caso de empate em 7 a 7, termina em 9, e caso persista o empate em 8 a 8 será jogado um TIE BREAK normal (melhor de 12 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 7 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos) para definição do set. Duas duplas se classificam para a fase eliminatória - melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros normais, com “Tie Break” (melhor de 12 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 7 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos), e o terceiro um “Match Tie Break” (melhor de 18 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 10 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos).
c. 7 duplas ou mais: Eliminatória simples - Melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros normais, com “Tie Break” (melhor de 12 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 7 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos), e o terceiro um “Match Tie Break” (melhor de 18 pontos, onde será vencedor quem atingir primeiro 10 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos).
2.2 CATEGORIAS AMADORAS
2.2.1 Formato: até 32 duplas por categoria.
1ª Fase (Fase de Grupos)
• De 3 a 5 duplas - Grupo Único (todos contra todos);
• 6 duplas - 2 grupos de 3 duplas;
• 7 duplas - 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas);
• 8 duplas - 2 grupos de 4 duplas;
• 9 duplas - 3 grupos de 3 duplas;
• 10 duplas - 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas);
• 11 duplas - 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas);
• 12 duplas - 4 grupos de 3 duplas;
• 13 duplas - 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas);
• 14 duplas - 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas);
• 15 duplas - 5 grupos de 3 duplas;
• 16 duplas - 4 grupos de 4 duplas;
• 17 duplas - 3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas;
• 18 duplas - 6 grupos de 3 duplas;
• 19 duplas - 5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas;
• 20 duplas - 4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas;
• 21 duplas - 7 grupos de 3 duplas;
• 22 duplas - 6 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas;
• 23 duplas - 5 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas;
• 24 duplas - 8 grupos de 3 duplas;
• 25 duplas - 7 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas;
• 26 duplas - 6 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas;
• 27 duplas - 9 grupos de 3 duplas;
• 28 duplas - 8 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas;
• 29 duplas - 7 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas;
• 30 duplas - 10 grupos de 3 duplas;
• 31 duplas - 9 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas;
• 32 duplas - 8 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas.
2.2.2 Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
a. Em caso de 2 duplas empatadas: confronto direto;
b. Havendo o empate entre 3 ou mais participantes, o critério para desempate será:
1 - saldo de sets
2 - saldo de games
3 - aproveitamento (%) de sets
4 - aproveitamento (%) de games
5 - sorteio
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate triplo ocorrer o empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto direto.
2.2.3 Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Exemplo: uma dupla está ganhando por 2x1 e o outro desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Neste caso o vencedor acrescentará os games que faltariam para término do set paralisado;
2.2.4 Nas fases de grupos, a dupla que perder por W.O. ou desistência sem ter iniciado o primeiro jogo, não poderá jogar os demais jogos do grupo.
2.2.5 As disputas serão ordenadas da seguinte maneira:
• De 3 a 5 duplas - Grupo único;
• De 6 a 8 duplas - As 2 primeiras de cada grupo para a semifinal;
• De 9 a 32 duplas - Classificam as 2 primeiras de cada grupo para a chave eliminatória.
2.2.6 As duplas que se classificarem da fase de grupos para a fase eliminatória serão ordenadas na chave de acordo com critério estabelecido pelo LetzPlay.
2.2.7 Na fase de grupos, os jogos serão disputados em 1 set normal, com “Tie Break” (melhor de 12 pontos);
2.2.8 Na fase eliminatória (16as de final, 8as de final, 4as de final) de todas as categorias deverão ser disputadas em um 1 set normal, com “Tie Break” (melhor de 12 pontos);
As semifinais e finais serão disputadas em set profissional, melhor de 14 games. Vence a partida a dupla que alcançar 8 games com uma diferença mínima de 2 games. Em caso de empate em 7 a 7, termina em 9, e caso persista o empate em 8 a 8 será jogado um tie-break normal (melhor de 12 pontos) para definição do set.
2.2.9 De acordo com a disponibilidade de quadras e horários, caberá exclusivamente ao Árbitro Geral alterar o formato do método de disputa (até as quartas de final) para um set profissional (8 games) ou reduzia para 6 games nas semifinais e finais. Neste caso, os atletas deverão ser comunicados antes do início da partida e devendo se aplicar a todos os jogos da rodada em questão.
3. VALORES DE INSCRIÇÃO
3.1. Os valores para as inscrições do Santos Open Beach Tennis - Outubro Rosa, realizado em 19, e 20/10/2024 seguirão a seguinte ordem:
1° Lote (Com 10% de DESCONTO) Inscrições realizadas até dia 03/09/2024:
R$ 112,50 para 1ª categoria
+R$ 54,00 para 2ª categoria
+R$ 22,50 para 3ª categoria
2º Lote - 04/09/2024, até dia 01/10/2024:
R$ 125,00 para 1ª categoria
+R$ 60,00 para 2ª categoria
+R$ 25,00 para 3ª categoria
4. INSCRIÇÕES, SORTEIO DAS CHAVES E PROGRAMAÇÃO – ROTEIRO
4.1 As inscrições serão realizadas pela plataforma LetzPLay
4.1.1 As inscrições serão realizadas até o dia 01/10/20, prazo este que as inscrições devem estar devidamente pagas.
4.1.2 O término das inscrições para determinada categoria poderá ocorrer quando atingir o limite de duplas estabelecido para esta, independente do prazo estabelecido no item “4.1.1”;
4.1.3 A inscrição da dupla só será validada quando ambos os atletas efetuarem o pagamento;
4.2 Notas Importantes
a. Cancelamentos de inscrição – Só será permitido o cancelamento de inscrição com direito à reembolso do valor pago pelo atleta, até o último dia do prazo final de inscrição.
b. Será permitida a troca de parceiros apenas até o dia 14/10/2024 às 14h, e esta deve ser solicitada pelo e-mail
[email protected], se identificando, informando a categoria, o nome e sobrenome da nova parceira e qual o e-mail e perfil no letzplay de ambos.
c. Em hipótese alguma o Árbitro Geral irá refazer o sorteio das chaves ou grupos das categorias alteradas por motivo de trocas de parceiras;
d. Após o prazo do dia 14/10/2024, não será permitida qualquer solicitação de substituição;
f. Em caso de desistência da dupla após final das inscrições, o valor pago pela inscrição não será devolvido;
g. Só serão realizadas a disputa de categorias que tenham o mínimo de 3 duplas inscritas;
5. CATEGORIAS/PARTICIPAÇÃO
5.1 Os atletas poderão participar em no máximo 3 categorias:
a. Uma de Dupla por classe (Duplas PRO, A, B, C, D e INICIANTE Femininas);
b. Uma de Idade (30+, 40+, 50+ E 60+ Femininas).
c. Uma de Classe Individual ( Pro/A, B/C e D/Iniciante Femininas)
5.1.1 Sendo assim, um atleta não pode participar de duas categorias de Classe; Individuais ou de Idade, mesmo que com parceiras diferentes, como por exemplo: Dupla Feminina Profissional e Dupla Feminina A; ou Dupla Feminina 40+ e Dupla Feminina 50+;
5.2 Os atletas poderão se inscrever sempre nos mesmos níveis, tomando como base a categoria de Classe em disputa no evento.
Ex.: Uma atleta está inscrita na categoria Dupla B Feminina não poderá disputar a categoria Dupla C Feminina, mas caso deseje, poderá jogar a categoria Individual B/C Feminina.
6. W.O. (Não comparecimento – Walk Over)
6.1. Os atletas que perderem por W.O. (não comparecimento) em um jogo da fase de grupos, poderão jogar os jogos restantes do grupo em questão.
6.2. O W.O. Será caracterizado após transcorridos 15 minutos do horário marcado para o primeiro jogo do grupo independentemente de haver disponibilidade imediata de quadra.
7. CÓDIGO DE CONDUTA
7.1. APLICAÇÃO - O código de conduta será aplicado pelo Árbitro Geral, Árbitros Auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela). Para aplicação do código de conduta, o Árbitro Geral ou os seus auxiliares, deverão COMUNICAR em voz clara e audível informar a violação ao atleta infrator e aos demais atletas da partida, conforme segue:
a. Obscenidade audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
b. Obscenidade visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis;
c. Abuso de bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o ponto ou jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
d. Abuso de raquete ou equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos dentro e fora da quadra;
e. Abuso verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
f. Abuso físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
g. Conduta antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima, sejam elas dentro ou fora das quadras, praticadas por pessoas, sejam elas técnicos, acompanhantes ou atletas que estejam jogando inscritos ou não na competição, estarão sujeitos ao código de conduta, inclusive, no ambiente (clube, academia) em que estiver sendo realizada a competição.
7.2 Penalidades por infração ao código de conduta:
a. 1ª Violação: Advertência;
b. 2ª Violação: Perda de Ponto;
c. 3ª Violação: Perda de Game.
d. 4ª violação em diante: fica a critério do Árbitro Geral, se continua penalizando com perda de games ou com desclassificação da dupla faltosa.
e. Dependendo da gravidade do ato cometido pela dupla, a mesma poderá ser desclassificada sem passar pelo processo normal acima descrito.
f. A atleta que realizar a violação do código de conduta que for responsável pela desclassificação em uma categoria, estará automaticamente desclassificado de outras que esteja participando no torneio e seus parceiros não terão direito a realizar troca de parceira.
8. ATENDIMENTO MÉDICO
8.1. O evento contará com profissional de Fisioterapia/Enfermagem para prestar atendimento em caso de lesões, contusões, etc.
8.2. Durante o atendimento, que não poderá exceder o tempo regulamentar de 3 minutos contados a partir do início do tratamento, o Árbitro Geral deverá estar presente.
8.3. Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos atletas portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento necessário.
9. ARBITRAGEM
a. A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas e chaves é de inteira responsabilidade do Árbitro Geral e da organização do torneio;
b. A arbitragem do torneio ficará a cargo do Árbitro Geral, que será assessorado por árbitros auxiliares.
c. Durante a realização do torneio, o Árbitro Geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio, e, têm entre suas atribuições o direito de intervir (estando ou não na quadra) em qualquer jogo e a qualquer momento que julgar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta;
d. Em caso de W.O., tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigatório o Árbitro Geral informar à dupla presente sua vitória por ausência do adversário;
e. Em hipótese alguma o Árbitro Geral tem o direito de solicitar ou obrigar o atleta presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do W.O. pelo Árbitro Geral, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores;
f. Em hipótese alguma, a arbitragem do torneio poderá participar como atleta no mesmo evento.
10. INSTRUÇÃO
Será permitida a instrução por parte de técnicos, desde que respeitados os critérios estabelecidos. As jogadoras poderão receber instruções de fora da quadra, jamais de dentro da quadra.
A pessoa que poderá passar instrução, deverá estar em uma posição específica que poderá ser indicada pela arbitragem e essa pessoa deverá estar neste local para poder se comunicar. Caso a jogadora esteja do mesmo lado da quadra que a pessoa que vai passar a instrução, ela poderá ser feita de maneira gestual e vocal, caso a atleta esteja do outro lado da quadra, poderá ser realizada apenas de forma gestual, em ambos os casos deverá ser realizada de maneira que não atrapalhe a continuidade do jogo, ou os pontos que estão em andamento. Não será permitido que técnicos ou torcedores façam chamadas de bola, ou que tomem atitudes que possam prejudicar a dupla adversária. Caso seja indicado que pessoa que está fazendo a instrução de alguma forma esteja prejudicando a dupla adversária, ou o bom andamento da partida, a dupla beneficiada estará sujeita a receber advertências e demais punições previstas no código de conduta e a instrução não será mais permitida.
11. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
11.1 Todo atleta ao fazer sua inscrição neste evento, declara ter total conhecimento das regras do esporte, e, automaticamente aceita e se submete e a este regulamento e normas.
11.2 Excepcionalmente poderá haver mudança de regra. Caso ocorra, a mudança será comunicada pelos canais oficiais do evento. Tais mudanças, caso ocorram, não poderão ser utilizadas para alegações de desconhecimento das regras e deste regulamento.
12. DA VALIDADE DOS JOGOS TERMINADOS
12.1 Todo jogo efetivamente terminado, independentemente de ter sido realizado de acordo com os itens descritos neste regulamento será considerado válido. É de responsabilidade dos atletas o conhecimento das regras, e, nenhum jogador poderá alegar seu desconhecimento para solicitar cancelamento de qualquer partida efetivamente realizada.
13. DO DIREITO DE IMAGEM
13.1 Toda atleta ao fazer sua inscrição, sede o seu direito de imagem ao torneio, e ao organizador.
14. DOS CASOS OMISSOS
14.1 Os casos omissos e não previstos neste regulamento, serão resolvidos pelo Árbitro Geral, no que diz respeito ao torneio.